A Volkswagen apresentou em São Paulo a oitava geração do Passat, que chega às concessionárias do Brasil a partir de janeiro de 2016. O sedã de luxo chega ao país com estrela de ‘Carro do Ano de 2015’ na Europa. O veículo tem preços a partir de R$ 144.300 e a versão perua Passat Variant está descartada. As vendas começam em janeiro.
O Volkswagen Passat terá duas versões, Comfortline e Highline, com dez opções de cores e três de acabamento interno. Na opção top de linha, o valor será de R$ 151.300. Enquanto era vendida no Brasil, a geração anterior custava menos de R$ 140 mil.
O sedã será equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv (o mesmo do Golf GTI) disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm. O torque fica nos 35,7 kgf.m, com grande melhora em relação à a geração anterior, que oferecia 28,6 kgf.m. O câmbio é automático de seis velocidades.
Segundo a Volkswagen, o Passat faz de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo máxima de 246 km/h. O modelo anterior atingia até 210 km/h. O sedã foi criado ecom base na nova plataforma MQB (Matriz Modular Transversal).
A dianteira da nova geração exibe uma enorme grade cromada que interliga os faróis, que agora são de LED. A linha de cintura alta segue toda a lateral do Passat até chegar as lanternas traseiras. O carro tem 4,76 m de comprimento e distância entre eixos de 2,79 m, medida que cresceu 79 mm em relação à geração anterior.
No interior, o destaque fica para o painel digital programável (Active Info Display), equipamento que é presente no Audi TT, em que o motorista pode customizar as informações do veículo exibidas pelos instrumentos. Outra novidade é um discreto filete de iluminação ambiente.
O novo Passat pode vir equipado opcional mente com sistema premium de som da Dynaudio, com tela touch de 8 polegadas e 11 alto falantes com potência integrada com 11 alto-falantes.
Itens de série:
Comfortline. O Novo Passat Comfortline traz itens como bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console) e sistema de infotainment Discover Media, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5”, colorida, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect. Há ainda porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, o exclusivo Easy Open – recurso que permite a abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro – e luzes de condução diurna. O Novo Passat Comfortline traz volante multifuncional com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade, além de rodas de liga leve de 18 polegadas e desenho Dartford, com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18.
Highline. Além dos itens oferecidos na versão Comfortline, o Passat Highline integra bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista; memória para o banco do motorista e função “easy entry” – que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original; câmera traseira de auxílio ao estacionamento e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista. Os faróis são totalmente em LEDs com sistema DLA (Assistente de Luz Dinâmica para o facho alto). O volante multifuncional inclui as aletas (shift paddles) para troca de marchas. Os bancos são revestidos em couro Nappa.
Como opcional, o Passat Highline pode ser equipado com o pacote Premium, que integra o sistema de infotainment Discover Pro, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas e som Dynaudio Confidence de 700 watts (com 11 alto-falantes); sistema Pro-Active, Park Assist 3.0, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Painel Digital Programável (Active Info Display) e Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist).