Diz o ditado que quem foi rei nunca perde a majestade, mas o peso dos anos parece comprometer o desempenho em vendas de dois grandes guerreiros da Volkswagen: Gol e Voyage. O hatch e o sedã compacto veem a concorrência se distanciando e sofrem por serem projetos envelhecidos, carentes de renovação. A VW não revela detalhes, mas é sabido que um novo hatch de entrada deverá ser lançado até 2020, possivelmente um substituto do Gol. Enquanto isso não acontece, o jeito foi lançar a linha 2019 de ambos os modelos, que levaram um tapa no visual e ganharam motor 1.0 com 2cv a mais.
O VW Gol, que já brilhou como líder de vendas no mercado brasileiro, atualmente aparece na sexta posição geral do ranking de emplacamentos da Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos, com 21.705 unidades no acumulado até abril. Na frente dele estão os hatches Chevrolet Onix (58.390 unidades emplacadas), Hyundai HB20 (33.618), Ford Ka (32.790) e o VW Polo (23.538). A situação do Voyage é um pouco pior, pois o modelo aparece na 21ª posição do ranking geral, com 10.315 unidades emplacadas até abril, e entre os sedãs compactos perde para o Chevrolet Prisma (23.017), Ford Ka%2b (10.745) e Toyota Etios (10.606).
ESTILO TRACK Diante desse quadro, a Volkswagen apresentou esta semana a linha 2019 do Gol e Voyage, que passam a ter a frente igual à do Gol Track e da Saveiro. O capô é um pouco mais alto e os faróis maiores e mais retangulares. A grade ficou mais larga e alta, enquanto o para-choque dianteiro ganhou entrada de ar maior na parte inferior, com aspecto esportivo. Os faróis de neblina passam a ter formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta.
O Gol e Voyage 2019 chegam às concessionárias em versão única, mas podem ser equipados com motor 1.0 MPI ou 1.6 MSI, ambos associados ao câmbio manual de cinco marchas. Mas é bem provável que até o fim deste semestre os compactos da VW recebam a transmissão automática. A novidade é que o motor EA211 1.0 litro (o mesmo que equipa o Polo e o up!) teve a potência máxima elevada para 84cv a 6.350rpm (com etanol), um ganho de 2cv. Com gasolina são 75cv a 6.250rpm. O torque máximo é de 10,4kgfm com etanol e 9,7kgfm com gasolina, ambos a 3.000 rpm.
Com o motor 1.0 MPI, o Gol acelera até 100km/h em 13,1 segundos e atinge 167km/h de velocidade máxima (com etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera até 100km/h em 13,2 segundos e atinge 173km/h de máxima. O outro motor é o já conhecido 1.6 MSI Total Flex, que gera 104cv a 5.250rpm e torque de 15,6kgfm a 2.500rpm, com etanol, 101cv a 5.250rpm e torque de 15,4kgfm a 2.500 rpm, com gasolina. Com esse motor e câmbio manual de cinco marchas, o Gol acelera até 100km/h em 10,4 segundos e atinge 182km/h de velocidade máxima com etanol. O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera até 100km/h em 10,5 segundos e atinge máxima de 186km/h (etanol).
EQUIPAMENTOS O hatch e o sedã compactos trazem entre os itens de série ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, encosto do banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, para-sol com espelho para motorista e passageiro, antena de teto e faróis com máscara negra. No quesito segurança, ambos têm de série freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema Emergency Stop Signal (ESS), ou sinal de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras.
Entre os opcionais, os compactos contam com o pacote Urban Completo, que acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 195/55 R15 para a versão 1.0, alarme keyless, chave tipo canivete com controle remoto, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto ninja, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down (lado direito) e luzes indicadoras de direção integradas, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto, para-sol com espelho iluminado, faróis duplos, farol de neblina, lanterna traseira escurecida, duas luzes de leitura dianteiras e duas traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.
Outro opcional disponível para os modelos Gol e Voyage 2019 é o Interatividade Media Plus, que traz o sistema de Infotainment Media Plus com quatro alto-falantes e dois tweeters. O sistema integra rádio AM/FM, SD Card, entradas USB e Aux In, microfone e Bluetooth, além de contar com leitor de CD e arquivos MP3 e está preparado para exibir informações dos sensores de estacionamento traseiros e para o volante multifuncional. Como ação promocional, os modelos Gol e Voyage também terão como opcional o pacote Interatividade Discover Media, que traz o sistema mais tecnológico do grupo Volkswagen – a um preço atrativo. Os modelos têm três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem e são oferecidos em cinco cores: três sólidas (branco Cristal, preto Ninja e vermelho Flash) e duas metálicas (prata Sirius e cinza Platinum).
PREÇOS:
Gol 1.0 2019 – R$ 44.990
Gol 1.6 2019 – R$ 50.780
Voyage 1.0 2019 – 52.640
Voyage 1.6 2019 – R$ 56.640