De Taubaté (SP) - Na recente reestilização da linha Gol e Voyage, em maio, a Volkswagen ficou devendo a configuração com câmbio automático, que finalmente chega ao mercado. A renovação a conta-gotas desta quarta geração, que já passou por três reestilizações, sendo que a de 2016 abrangeu uma profunda e muito bem-vinda mudança no interior do veículo, indica que a próxima geração da linha deve chegar só em 2020.
A adoção da transmissão automática é uma grande evolução em relação ao câmbio I-Motion, mostrando que o sistema automatizado de uma embreagem está com os dias contados. O novo câmbio automático tem seis marchas, com modo esportivo e opção de trocas manuais na alavanca ou por aletas próximas ao volante, e está atrelado ao ao motor 1.6 MSI 16V, de até 120cv de potência e 16,8kgfm de torque. A direção tem assistência hidráulica.
Enquanto o Gol 1.6 MSI AT custa R$ 54.580, o Voyage 1.6 MSI AT chega por R$ 59.990. A lista de equipamentos de ambos os modelos é bem básica, com destaque para ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, banco do motorista com regulagem em altura, suporte de celular com tomada USB, rodas de aço de 15 polegadas, alerta de frenagem de emergência, além dos obrigatórios airbags frontais e freios com ABS.
OPCIONAIS Para quem quer mais equipamento, existem pacotes de opcionais. O Urban (R$3 mil) traz chave canivete, retrovisores elétricos com função tilt down e luzes indicadoras de direção, vidros elétricos traseiros, espelho e iluminação nos para-sóis, rodas de liga leve de 15 polegadas, luzes de leitura traseiras, sensor de estacionamento traseiro, faróis duplos com máscara negra, faróis de neblina, lanternas escurecidas, volante com ajuste de altura e distância, grade pintada em preto, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo.
O sistema multimídia Touch, que se integra com aplicativos do smartphone, custa R$ 2 mil. Já o sistema Discover Media, com navegação integrada, é vendido por R$ 2.100. Ambos os pacotes acrescentam volante multifuncional e seis alto-falantes.
DIRIGINDO Fizemos um breve teste drive com o Gol 1.6 automático, que de forma geral agradou. Nos trechos rodoviários, o conjunto mecânico mostrou boa integração, proporcionando bom desempenho, com trocas de marchas corretas e suaves. Como não rodamos em cenários urbanos, não foi possível avaliar a performance em baixas rotações.
* Viajou a convite da Volkswagen