A Volkswagen lançou o Fox Bluemotion 2014 com um motor inédito: o modelo é equipado com um propulsor de três cilindros 1.0 EA211. A novidade é uma antecipação do subcompacto Up!, que em breve deve ser produzido na planta de São Carlos(SP).
Segundo a montadora alemã, o novo motor é pelo menos 17% mais econômico que o antigo quatro cilindros. O EA211 entrega 75 cavalos à gasolina ou 82 cv com etanol. O torque máximo, entre 3000 e 3800 rpm, é de 9,7 kgfm (g) e 10,4 kgfm (e).
O segredo para maior economia e consumo é um redesenho dos cilindros, que são maiores e melhoram combustão. Além disso, a vela de ignição agora fica numa posição central, melhorando a queima da mistura de ar e combustível. Outra alteração importante é no sistema de direção, que é eletro-hidráulica, com equipamentos mais leves que a versão somente hidráulica.
A Volkswagen afirma que o Fox faz de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e velocidade máxima de 166 km/h. O consumo, também segundo a empresa, é de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol, passando para 12,7 km/l e 14,4 km/l com gasolina.
A versão BlueMotion é equipada com duplo airbag, ABS com EBD, computador de bordo, conta-giros e direção eletro-hidráulica. O preço para o Fox duas portas é R$ 32.590 e R$ 34.090 com quatro portas. O modelo 1.0 com antigo motor de quatro cilindros continua em oferto com preço R$750 inferior.