Você pode nunca ter ouvido falar no Volkswagen Scirocco. Mas esse cupê compacto e acessível derivado do Golf, foi um sucesso de vendas em mercados como a Europa. Apresentada há 33 anos no Salão de Genebra, a primeira geração do esportivo vendeu mais de meio milhão de unidades e serve de inspiração para o último conceito da marca. O Iroc, abreviatura do nome original, recupera em parte o desenho criado por Giorgetto Giugiaro e mantém a chamativa cor verde-víbora, oferecida no Scirocco a partir de 1976. A novidade foi apresentada este mês em Berlim, na Alemanha.
Comparado à quinta geração do Golf, o Iroc tem um entre-eixos 100mm mais longo. No comprimento total, o conceito adiciona 36mm, além de ser 79mm mais baixo. A menor altura aliada à carroceria com linha de cintura alta confere visual imponente ao conceito, que não abusa de linhas incomuns. Aliás, o design do Iroc está mais para uma possível futura geração do Scirocco do que para um conceito.
A enorme grade dianteira com a placa de identificação embutida quebra a monotonia dos recentes lançamentos da montadora, muito semelhantes nessa seção. O logotipo Volks está no capô, os faróis são de xenônio e os pára-choques avançam nas laterais. A visibilidade externa é auxiliada pelo pára-brisa, de enormes proporções. Essa peça dá continuidade ao teto envidraçado que se estende até o aerofólio traseiro. Nas laterais, entradas de ar têm a função de refrigerar os freios. As rodas de aro 19, especialmente desenvolvidas para o projeto, estão equipadas com pneus 235 R19.
O interior é projetado para quatro adultos. Os bancos dianteiros têm design futurista e inovam com os cintos de segurança de cinco pontos. A cor verde-víbora também está presente no acabamento, assim como detalhes em cinza no volante e console central. No painel, a iluminação de cor azul tem efeito tridimensional. As entradas de ar internas têm grades com desenho de uma colméia. O porta-malas, como na maioria dos esportivos, tem capacidade reduzida: 300 litros de bagagem.
Para equipar o Iroc, a Volks selecionou o propulsor 1.4 TSI a gasolina, atualmente oferecido no Golf GT. Dotado de compressor e turbo, o motor de baixa cilindrada rende impressionantes 210cv.
A possibilidade de produção do Iroc num futuro próximo não é descartada. O fabricante estuda uma versão do carro de produção com um motor TSI de 150cv. A expectativa é de que o novo Scirocco comece a ser vendido em 2008, data próxima do lançamento da sexta geração do Volkswagen Golf.