De Paulínia (SP) - A redução de tamanho dos motores (downsizing) em busca de eficiência energética mostra a que veio e a cada dia se supera nos carros nacionais. Depois do subcompacto up!, agora é a vez de o consagrado Golf receber o bloco 1.0 TSI turbinado – algo inimaginável quando o modelo foi lançado no Brasil, há quase 25 anos. Quem visualiza um hatch médio letárgico de mil cilindradas ficando para trás pelo retrovisor, porém, se engana. Com aprimoramentos como injeção direta de combustível, câmbio manual de seis velocidades e potência que vai até os 125cv com etanol, o Golf 1.0 anda muito bem, obrigado, sem vibrar os três cilindros além da conta e com elevada faixa de torque disponível em baixas e médias rotações.
A rica lista de equipamentos da única versão, a de entrada, Comfortline (a R$ 74.990), traz tecnologias como sete airbags (frontais, laterais, de cortina e joelho do motorista) e faróis de neblina direcionais, reforçando que a Volkswagen não está de brincadeira.
As vendas do Golf 1.0 TSI Comfortline começam em novembro e não decretam o fim de produção da versão 1.6 Comfortline de 110cv/120cv (a partir de R$ 78.130), que permanece como opção intermediária abaixo da 1.4 TSI Highline de 150cv (começando em R$ 95.670) e a esportiva 2.0 GTI (R$ 123.110). Outras novidades da família TSI da Volkswagen são o motor 1.4 TSI flex na perua Golf Variant mexicana, em duas versões, e a gasolina no SUV Tiguan, situado abaixo do 2.0 TSI 4Motion de tração integral e 200cv (R$ 149.990).
Produzido na fábrica de São Carlos, no interior paulista, o motor 1.0 TSI recebeu diferentes aprimoramentos para “vestir” a carroceria do Golf, quase 700kg mais pesada do que a do up.! Além dos acréscimos de 20cv na potência e uma marcha na transmissão, traz turbocompressor que trabalha com temperaturas mais elevadas e maior pressão, novas velas de ignição e sistema de arrefecimento redimensionado para o Golf, com o uso de um radiador principal (para o motor) e outro auxiliar (do intercooler).
DE SÉRIE A preocupação com a segurança aparece nos controles de estabilidade e tração, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis e monitoramento de pressão dos pneus, todos de série, bem como a frenagem automática pós-colisão, que freia o carro quando ele se envolve em um acidente, evitando novas batidas, a partir dos sensores dos airbags acionados. Também há sensores dianteiros e traseiro, rodas aro 16 e central multimídia de 6,5 polegadas, que permite o espelhamento de smartfones.
Há três pacotes opcionais: Elegance, com volante multifuncional, piloto automático, sensor de chuva e rodas aro 17; Exclusive, com a central mais refinada Discover Media e navegação via satélite; e Comfort, que combina a qualquer um dos dois o ar-condicionado digital de duas zonas e bancos revestidos em couro. O teto solar é o único opcional livre.
O Golf 1.0 TSI acelera até 100km/h em 9,7 segundos e atinge máxima de 194km/h. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Volkswagen recebeu nota A, com consumo médio de 8,4km/l (cidade) e 10,1km/l (estrada), abastecido com etanol, e 11,9km/l (c) e 14,3km/l (e) com gasolina.
1.4 TSI NO VARIANT E TIGUAN Uma das poucas peruas médias do Brasil, a Golf Variant produzida em Puebla (México) já está à venda. Além do motor flexível em combustível de 150cv e 10cv a mais de potência, 25kgfm de torque e transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, agrega comando de voz acionado pelo volante multifuncional e novas rodas de liga-leve. O Golf Variant também pode vir com sistema start-stop, controlador adaptável de velocidade e distância em relação a outros veículos – condução semiautônoma –, e a frenagem pós-colisão. A máxima é de 207km/h, indo aos 100km/h em 9,1 segundos
Para o Tiguan 1.4 TSI, 84kg mais leve e R$ 24 mil mais barato que o 2.0 TSI 4Motion, a tração é 4x2, com câmbio automático DSG de seis velocidades, seis airbags, central Composition Media, freio de estacionamento eletrônico, start/stop, monitoramento dos pneus, controles de estabilidade e tração de série. O SUV acelera até 100km/h em 9,2s e alcança 195km/h.
FICHA TÉCNICA
Volkswagen Golf 1.0 TSI Comfortline
» MOTOR
1.0 três-cilindros 12V de 116cv/125cv a 5.500rpm e torque de 20,4kgfm entre 2.000rpm e 3.500rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira; câmbio manual de seis marchas
» SUSPENSÃO
Dianteira do tipo McPherson e traseira independente
» DIREÇÃO
Assistência elétrica
» FREIOS
Discos ventilados na frente e na traseira, com ABS e programa eletrônico de estabilização
» CAPACIDADES
Tanque, 51 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 497kg; peso, 1.720kg
» DIMENSÕES
Comprimento, 4,25m; largura, 2,02m; altura, 1,46m; distância entre-eixos, 2,63m
CONFIRA OS PREÇOS DA LINHA TSI:
Volkswagen Golf 1.0 TSI Comfortline R$ 74.990
Volkswagen Golf Variant 1.4 TSI flex Comfortline R$ 101.880
Volkswagen Golf Variant 1.4 TSI flex Highline R$ 113.290
Volkswagen Tiguan 1.4 TSI R$ 125.990
*Jornalista viajou a convite da Volkswagen