A Volkswagen já está na fase de pré-apresentação dos renovados Gol e Voyage 2013. Porém, o material de imprensa dos modelos já caiu na rede. Não é algo incomum na véspera de lançamentos, como cheguei a postar aqui algumas vezes. As alterações estéticas se concentram mais na porção frontal, onde o Gol passou a ostentar o mesmo visual familiar que caracteriza todos os Volkswagens. A estampa é de Fox e a traseira recebeu um tapa na mesma medida. O recorte das lanternas mudou, tal como a tampa do porta-malas. O Voyage ainda aposta em lanternas horizontais mais espichadas.
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Tudo para encarar a nova geração do Fiat Palio, Siena e outros rivais nacionais, além de preparar o compacto para o jogo pesado de dois novos concorrentes, o Hyundai HB e o Toyota Etios, primeiras tentativas populares de duas marcas que já se estabeleceram nos andares superiores.
Como é de praxe, a reestilização não foi tão caprichosa nas laterais. A borda inferior da carroceria ganhou contorno preto nas versões top. A coluna B (central) também foi pintada no tom. Rodas também acompanharam a renovação, sendo que os modelos 1.6 podem ter agora um jogo aro 16 calçado em pneus 195/50. Por dentro, mudam alguns pormenores. As saídas de ar são novas e ganharam bordas com aros cromados, enquanto o quadro de instrumentos passou a contar com iluminação em LEDs e o sistema de som está melhor integrado visualmente ao console. Em carros equipados com sensores de estacionamento, o som apresenta uma representação gráfica da proximidade dos obstáculos.
Atentos aos movimentos do mercado, os modelos passaram a vir com mais itens de série, incluindo vidros dianteiros elétricos, travas centrais e abertura interna da tampa do porta-malas. O hatch traz limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Itens de segurança como duplo airbag frontal e freios ABS continuam a ser privilégios de série apenas das versões Power e Comfortline. É pouco diante do que a concorrência prepara.
MECÂNICA
O motor 1.0 da família EA111 foi repaginado. De acordo com a VW, o motor tem melhorias de torque em baixas rotação e entrega índices menores de consumo e emissões. O consumo melhorou 4% em relação ao VHT anterior. A potência é de 72/76cv a 5.250 rpm e 9,7/10,6 kgfm de torque a 3.850 rpm. O mesmo rendimento de antes, a diferença está na sede mesmo.
Após alguma espera, a linha finalmente ganhou o seu pacote BlueMotion, que está disponível tanto para o hatch quanto para o sedã. Disponível apenas para o 1.0, o pacote entrega até 8% a menos de consumo, segundo a fábrica, e adiciona pneus 175/70 aro 14 de menor resistência à rolagem, além de indicador de consumo instantâneo e de melhor marcha para ser usada.
Já o 1.6 VHT foi retocado para reduzir atritos, entregando 101/104 cv a 5.250 rpm e 15,4/15,6 kgfm aos 2.500 rpm. Notou alguma diferença? Sim, são os mesmos números de antes. Para esse, ainda há opção do câmbio manual automatizado I-Motion.
UPGRADES 2.0
A pequena reforma chegou a dois novos recursos eletrônicos: o Comfort Blinker (que permite dar a seta com apenas um toque na alavanca) e o sistema de frenagens de urgência (que liga o pisca alerta em frenagens itensas), ambos adiantados pelo Autos Segredos. Dentro da onda verde, nas versões equipadas com o sistema I-System, há uma nova função ECO Comfort que apresenta mensagens para incentivar a economia de combustível. Por exemplo, se o ar-condicionado estiver ligado e um vidro for baixado mais de 20%, aparecerá: “Ar condicionado ligado; fechar janelas”. Mesmo parado, o recurso ainda emite lembretes: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor”, entre outros. A garantia total, contudo, continua a ser de apenas 1 ano.