Campinas, SP - Se o Volkswagen New Beetle ganhou a fama de ser um carro muito feminino, agora denominado Fusca chega para mudar essa imagem. Com formas mais robustas e detalhes que reforçam a esportividade, o modelo da marca alemã desembarca no Brasil resgatando um nome de peso, trazendo ainda um moderno motor de 200cv e a opção de transmissão DSG de dupla embreagem. Porém, os preços são salgados e estão bem longe da proposta inicial de carro do povo.
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Na véspera de comemorar 60 anos de Brasil, a Volkswagen traz de volta ao mercado nacional o maior ícone de sua história: o Fusca. Muito mais moderno do que o primeiro fabricado em São Bernardo do Campo, em 1959, o sedã de duas portas mantém as linhas básicas que o consagraram como um dos modelos mais vendidos do mundo. Equipado com motor 2.0 TSI de 200cv, o novo Fusca ficou mais másculo, com formas robustas e repleto de tecnologia.
A Volkswagen quer deixar com o New Beetle a pecha de carro feminino. Os designers da marca afirmam que o novo modelo agora é mais masculino, graças às novas dimensões. Ligeiramente mais comprido e mais largo, e 12mm mais baixo, o sedã volta a ter um desenho mais próximo do modelo original. A frente tem os tradicionais faróis redondos, mas agora bixênon, com um interessante filete composto por LEDs, fazendo a função de luzes diurnas. O capô mais longo, com vincos salientes nos contornos remete também ao precursor.
RETRÔ Por dentro, o Fusca esbanja sofisticação e lembra os modelos de luxo da marca, com acabamento de qualidade. O painel também tem desenho retrô, reforçado por um porta-luvas no estilo do original. No lugar do vasinho para colocar flor, três mostradores redondos: um para temperatura do óleo, outro para relógio com cronômetro e o terceiro da pressão do turbo do motor. O motorista tem ainda a opção de mudar a iluminação ambiente, que fica nos painéis das portas, escolhendo entre as cores vermelho, branco e azul. O espaço interno melhorou um pouco para quem vai no banco traseiro, já que ali o teto está discretamente mais alto.
Se o primeiro Fusca brasileiro era equipado com motor 1.200cm³ de 30cv, o novo tem o eficiente 2.0 TSI de 200cv, com as opções de câmbio manual ou automatizado DSG de dupla embreagem, ambos com seis marchas. Dirigimos a versão mais sofisticada, que apresentou desempenho esportivo, com arrancadas e retomadas de velocidade eficientes. É um carro para quem valoriza o prazer de dirigir, colado ao chão, com impressionante estabilidade em curvas. Para isso, vem equipado com bloqueio eletrônico do diferencial (XDS) e controle de estabilização eletrônica (ESC).
Entre os equipamentos disponíveis, teto solar panorâmico, sistema de navegação com tela integrada ao painel e som da famosa marca de guitarra e amplificadores Fender. Conta ainda com ParkPilot (sensores para estacionamento) e revestimento dos bancos em couro nas cores preta, bege, além das combinações vermelha e preta e preto e azul. O Fusca com câmbio manual tem preço a partir de R$ 76.600, enquanto a versão equipada com transmissão DSG parte de R$ 80.990.
(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen
FICHA TÉCNICA
MOTOR – dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, de 1.984cm³ de cilindrada, que desenvolve 200cv a 5.100rpm e 28,5kgfm a 1.700rpm
TRANSMISSÃO – tração dianteira, com câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, ambos de seis velocidades
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS – dianteira, independente tipo McPherson: e traseira, independente com braços múltiplos/liga leve 7 x 17 polegadas/215/55 R 17
FREIOS – discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, ASR, EDS e MSR
DIMENSÕES – comprimento, 4,27m;largura, 1,80m; altura, 1,48m; e entre-eixos, 2,53
CAPACIDADES – tanque, 55 litros; porta-malas, 310 litros; peso, 1.364kg
DESEMPENHO – aceleração até 100km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 223km/h