UAI

Volkswagen exibe conceito ultraeconômico pronto para as ruas

Marca alemã investe no Salão de Los Angeles com o Up! Lite Concept, um estudo viável de um carro capaz de fazer quase 50 km/l de diesel

Publicidade
Foto:

A Volkswagen cada vez mais investe em conceitos que parecem estar prontos para ir para as ruas. E que, de acordo com a marca alemã, estarão de fato disponíveis para a venda em poucos anos. Para o Salão de Los Angeles, que abriu as suas portas para a imprensa especializada hoje, a companhia apresentou o Up! Lite Concept, um conceito ultraeconômico cujo motor é semelhante ao utilizado pelo L1 Concept exibido no Salão de Frankfurt, em setembro último. Ao contrário do modelo original, cujas formas em gota – com um coeficiente de penetração aerodinâmica de apenas 0,19 – permitiam que ele consumisse cerca de 72 km/l de diesel, o novo conceito tem um consumo maior, mas ainda assim não é dado a bebedeiras e crava uma média de apenas 40,9 km/l de óleo. A vantagem é a maior praticidade do Up! Lite, que leva quatro passageiros em uma disposição convencional, enquanto o original levava apenas dois em tandem – enfileirados, um atrás do outro. De acordo com a marca, esse modelo é o mais eficiente carro para quatro pessoas já feito.

Tamanha frugalidade se explica no esquema de motorização escolhido. Trata-se de um motor turbodiesel de apenas dois cilindros e 0,8 litro, que gera 51 cv. Esse motor TDi trabalha em conjunto com um motor elétrico de 13,5 cv e se destaca pela polivalência e atua como motor de partida, alternador e também gera um impulso extra – em ultrapassagens ou acelerações – e recupera a energia cinética gerada em frenagens. O conjunto trabalha associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. O Up! Lite Concept também está equipado com o sistema Start & Stop que desliga automaticamente o motor em paradas e o religa de pronto ao se acelerar.

Veja mais fotos do Volkswagen Up! Lite Concept!

Para o baixo consumo colaboram também outros fatores. As linhas são aerodinâmicas, sem retrovisores – substituídos por câmeras de vídeo – e entradas de ar, permitiram um Cx de apenas 0.23 – excelente para um hatch. E, para diminuir ainda mais o arrasto, a grade se fecha automaticamente caso o motor não necessite ser resfriado. Falando em resfriamento, o ar quente que fica no interior é expelido quando o carro está estacionado, o que diminui o uso do ar condicionado.

O peso é contido, de apenas 695 kg, graças à carroceria construída integralmente em alumínio. A preocupação com a balança está presente em tudo, da estrutura dos bancos mais fina, às rodas, que mesclam em sua construção alumínio com fibra de carbono. E as emissões, sempre atreladas ao nível de consumo de um carro, são de apenas 65 gramas de CO2 – dióxido de carbono – por km rodado.

As formas fluidas são atraentes e aerodinâmicas, com apenas 0,23 de Cx



Em algumas situações de uso urbano, o motor TDi sequer irá entrar em operação. Como, por exemplo, quando o motorista deixa de pressionar o acelerador ou em deslocamento de curtas distâncias, em que as baterias de íons de lítio irão garantir a energia necessária. Tudo sem comprometer o desempenho. O hatch de formas fluídas é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 12,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Dados de desempenho que o colocam no mesmo patamar de compactos atuais equipados com motor de 1,4 litro.

As medidas apontam para um carro ideal para o trânsito urbano. São 3,84 metros de comprimento, 1,40 m de altura e 1,60 m de largura. Um pouco menor que o novo Polo europeu, que tem 3,98 m de comprimento. O habitáculo com quatro bancos individuais não abdica das facilidades modernas e apresenta equipamentos de conforto como direção assistida, trio elétrico, além do sistema de navegação por GPS, internet, som MP3, telefone e ar-condicionado que podem ser controlados por meio de uma tela de LCD sensível ao toque. E ainda tem espaço para toques nostálgicos, como o volante minimalista de dois raios, uma herança dos antigos Volks.

Mas o grande apelo do modelo é que ele pode ser lançado globalmente em breve. A grande maioria dos componentes são baseados na nova linha de compactos que a Volks irá lançar em alguns países a partir de 2011. O próprio estilo, com luzes de neblina e lanternas em LEDs, já enquadra o conceito dentro da linha Up! de compactos. Uma família que promete cunhar uma nova fase para a marca alemã, que se tornou recentemente o maior fabricante do mundo.

Confira outras novidades do Salão de Los Angeles

Veja também o Honda P-NUT!.

Dodge Viper se despede em Los Angeles com séries especiais e novidades!.