UAI

Volkswagen exibe a Amarok Canyon no Salão

Depois de atrair olhares no Salão de Veículos Comerciais em Hannover, na Alemanha, a versão aventureira da picape da Volkswagen será a vedete da mostra em São Paulo

Publicidade
Foto:


No Salão de Hannover, realizado em setembro, a Amarok Canyon estava no estande da Volkswagen como uma versão especial, criada para os praticantes de esportes radicais. Ou seja, poderá ser comprada pelos alemães. No Salão do Automóvel de São Paulo, que começa dia 24 e vai até 4 de novembro, ela será mostrada inicialmente como um conceito. Mas, como no Brasil as versões com roupagem aventureira estão em alta, a marca alemã poderá facilmente mudar de opinião e produzir a versão ou outra com os mesmos apelos esportivos.

 Segundo a VW, a Canyon foi projetada para que o dono possa enfrentar um bom trecho de asfalto, quando sair de casa, e outro de estradas bem ruins para chegar, por exemplo, até aquele riacho onde ele vai praticar canoagem. Desenvolvida com essa filosofia, a caçamba dessa picape possibilita o transporte e a fácil amarração de dois caiaques. A caçamba foi projetada para facilitar o embarque e desembarque de equipamentos de esportes radicais. Por meio de um kit especial, o compartimento de cargas foi elevado em 40mm.

Para manter a boa altura, o estrilo lateral se recolhe



Como convém a um veículo com essa proposta, a carroceria da Amarok aventureira foi pintada na cor laranja Baladi, que tem um brilho especial devido às três camadas de tinta. Para completar o visual esportivo, as lanternas têm lentes escurecidas e as rodas ganharam uma cor metalizada. Como a Volkswagen está usando a canoagem como exemplo de uso para a Canyon, o conceito que será exposto no salão está acompanhado de dois caiaques de fibra de carbono, remos (que ficam presos na parte interna da caçamba), capacetes, coletes e calçados especiais.

Para mostrar as habilidades da picape aventureira, a Volkswagen usou o mote da canoagem, colocando dos caiaques na caçamba



PACOTE

Para encarar trilhas pesadas, a versão aventureira tem um pacote que inclui caixas de rodas alargadas em 35mm (para acomodarem os grandes pneus todo-terreno 275/65 R18), suspensão elevada, opção de tração integral (sistema 4Motion), caixa de redução, possibilidade de travamento do diferencial traseiro, faróis auxiliares montados sobre o teto, dois estribos acionados eletricamente (eles se retraem para não prejudicar o desempenho fora de estrada) e instrumentos que auxiliam o motorista, mostrando os ângulos de subida e inclinação lateral da picape.

Volante e painel têm detalhes no mesmo tom laranja



Dentro da cabine, a Volkswagen usou um jogo de cores especiais, com detalhes e novos toques decorativos. Os bancos de couro têm duas cores, com a superfície dos assentos em relevo. A cor laranja da carroceira está presente nas costuras dos bancos, do volante, da cobertura da alavanca de câmbio e nos cintos e nas saídas de ventilação. Para garantir o fôlego fora de estrada, debaixo do capô está o motor 2.0 biturbo TDI, a diesel, que desenvolve 180cv de potência e 40,81kgfm de torque, entre 1.500rpm e 2.250rpm.

Quatro faróis de longo alcance foram colocados no teto