A Volkswagen quer comemorar em alto estilo o aniversário de 30 anos do seu principal modelo, o Gol. A marca criou o Gol Vintage, uma versão única do carro desenvolvida em conjunto com a Tagima, fabricante de instrumentos musicais, parceria que fica clara nas duas guitarras que acompanham o modelo (personalizadas com a logomarca da VW), que ainda abriga um amplificador no porta-malas. O termo "vintage" se aplica a objetos antigos, mas dotados de personalidade e estilo suficientes para torná-los peças colecionáveis, e pode ser aplicado a variados segmentos, como vestimentas ou carros.
Com visual estilizado, o Gol Vintage exibe uma pintura em branco que contrasta com elementos em preto, presentes em uma faixa que atravessa o carro a partir do capô, no teto, nos adesivos laterais que envolvem toda a parte inferior da carroceria e nas rodas de liga leve com raios pretos e bordas em branco. Uma faixa também liga visualmente as lanternas, o que evidencia o aspecto saudosista e também reforça a inspiração no Gol BX original, que na versão GT contava com um detalhe de estilo semelhante (na época do lançamento a marca grifou a inspiração no Gol original no desenho da traseira do G5). A dualidade também é replicado no interior pelo revestimento em couro preto e branco.
Os motivos roqueiros combinam com o show planejado pela Volkswagen para a comemoração dos 30 anos. A festa, batizada simplesmente como "Gol Fest" será realizada no Sambódromo de São Paulo no próximo dia 10, neste Sábado, vai contar com a participação de bandas, inclusive os Titãs, com a participação especial de Arnaldo Antunes, que participou da banda até 1991. Formada em 1981, a banda tem quase a mesma idade do Gol. Só como curiosidade, durante o lançamento do modelo em 1980 foi realizado um show da Rosemary com o Cauby Peixoto, em Campos do Jordão, SP. O rock brasileiro ainda tomava forma na época.
Acompanhe a linha do tempo do Volkswagen Gol no site da marca.