O ano de 2009 foi mesmo de mudanças. A começar pela luta pelo topo entre os fabricantes generalistas mundiais. A Toyota, que assumiu a primeira posição em 2008 após ultrapassar o grupo General Motors, já começou a ser ameaçada pela alemã Volkswagen, atualmente na terceira posição. E, justamente para se firmar como o maior fabricante do mundo, a Volks anunciou hoje a compra de 20% das ações da japonesa Suzuki, antiga associada da GM. O valor alcançado na compra das ações chega a US$ 2,5 bilhões, o equivalente a R$ 4,4 bilhões.
O jogo de alianças formadas após o agravamento da crise econômica mundial, em setembro de 2008, levou alguns fabricantes a unirem forças, como foi o caso da Fiat e da Chrysler. Com a aliança, a Volkswagen investe em seu plano de se tornar a maior do mundo até o ano de 2017.
E a Suzuki ganha maior escopo com isso. O fabricante japonês tem a opção de utilizar 50% do valor recebido em ações do grupo alemão, supervalorizadas no atual mercado. Combinadas, as vendas de ambas chegam aos 4,41 milhões de carros comercializados no primeiro semestre de 2009, bem mais do que os 3,56 milhões atingidos pela Toyota no mesmo período. Em 2012 a marca alemã também irá ampliar essa diferença, com a absorção da compatriota Porsche.
Volkswagen compra 20% das ações da Suzuki
Após muitas negociações, o fabricante alemão assumiu uma parcela da marca japonesa em busca da liderança mundial