A onda verde está cada vez mais presente em competições automobilísticas, em iniciativas que vão desde programas de compensação de carbono, com o plantio de árvores e créditos, e chegam ao uso de combustíveis alternativos menos agressivos ao meio ambiente. Após utilizar um cupê Scirocco GT24 movido a gás natural nas 24 horas de Nürburgring, a Volkswagen lançou uma competição monomarca para o modelo, a ser realizada em 2010. De acordo com a marca, o uso de gás natural biológico, permite cortar em até 80% as emissões de dióxido de carbono, CO2. Este bio-gás é extraido de fontes renováveis como grama ou resíduos biológicos.
O motor é o mesmo quatro cilindros 2.0 turbo, com mais de 223 cv de potência a 6 mil rpm e torque de 28 kgfm a 3 mil rpm, encarregado de impulsionar os 1.250 kg do hatch/coupé. Um sistema de ?overboost? aumenta a pressão do turbo e permite incrementar a cavalaria em 30 cv momentaneamente, para situações como ultrapassagens. O gás é acondicionado em um tanque com capacidade para 22 litros, feito em material composto, com uma pressão de 200 Bar. O receio de acidentes é minimizado pela posição do tanque, alocado atrás do banco do piloto em uma posição protegida pela gaiola de segurança.
O câmbio manual automatizado de seis marchas com dupla embreagem é operado por borboletas no volante, com uma relação especial para corridas. A tração é nas rodas dianteiras, tal como o Scirocco R de rua. Para garantir uma maior tração, o eixo dianteiro conta com um diferencial de deslizamento limitado, o que assegura o despejo equilibrado de potência em curvas. A suspensão é ajustável, com amortecedores ZF, molas H&R. e barras estabilizadoras ajustáveis. As rodas aro 18 calçam pneus largos ? 240. E, para garantir a segurança dos competidores, os freios a discos ventilados nas quatro rodas contam com um sistema ABS calibrado para as pistas.