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Volks revela novo Polo sedã na Rússia

A sexta geração será lançada em países emergentes e chega ao Brasil em 2011

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A predileção por sedãs compactos está para os mercados emergentes como os utilitários esportivos estão para o mercado norte-americano. Dado isso, a Volkswagen optou por construir a nova geração do Polo sedã na Rússia, na planta de Kalua. E foi no mercado do Leste Europeu que o modelo foi desvelado hoje. O estilo ficou harmônico como no hatch apresentado no último Salão de Genebra, em março de 2009, sem aquela impressão de enxerto que alguns três volumes menores apresentam. O para-choque dianteiro tem faróis de neblina arredondados. O vinco central que demarca a cintura do carro segue até as lanternas pequenas, muito semelhante às da Jetta Variant. Em queda suava, a tampa do porta-malas integra o spoiler.

A próxima parada no circuitos dos emergentes será a Índia, onde o três volumes desembarca em julho, mas em 2011 o carro já dará as caras por aqui, onde concorrerá com o já consolidado Honda City e com o Fiesta sedã, que chega no segundo semestre, afora os sedãs médios de entrada. Não é certo se o modelo investe no mesmo tipo de simplificação pela qual passou o hatch apresentado para o mercado indiano que, graças a acordos com fornecedores, mão de obra mais barata e construção menos elaborada, com faróis monoparábola, ar-condicionado manual, entre outros, sai por metade do custo do europeu.

Em mecânica, a simplificação é flagrante. Os mais modernos motores europeus 1.2 e 1.4 cedem lugar a um 1.6 16V de 105 cv. O câmbio é um manual de cinco marchas com um automático Tiptronic de seis velocidades como opcional em vez de um manual automatizado de dupla embreagem.

O Polo sedã será lançado na Índia em julho, mas só chega ao Brasil em 2011



Mas a sina de modelo mal equipado e inseguro de série não acomete o novo Polo sedã. Na Rússia, o Polo Trendline básico vem com airbags frontais e laterais, que se somam aos cintos de três pontos para os cinco ocupantes - que também contam com encostos de cabeça. O intermediário Comfortline adiciona freios ABS de série. Já o top Highline traz airbags laterais e controle eletrônico de estabilidade. As condições climáticas da Rússia também definiu a adoção de uma pintura e cromagem mais resistentes, além de uma suspensão mais elevada para suportar a buraqueira.