As mostras mundiais de carros também são oportunidades de olhar para o futuro. É a partir do veículos conceitos que as marcas apontam para que caminho pretendem seguir. O smart forstars é um ótimo exemplo. A nova geração desse subcompacto é aguardada para 2014, aposentando o modelo atual. O pequeno eletrificado ostenta a mesma carinha (um rosto sorridente com olhos expressivos) do conceito smart for-us, apresentado no Salão de Detroit, em janeiro, que era como uma picape. A principal característica do smart forstars é um projetor instalado sob o capô, permitindo ao motorista ter o seu drive-in particular.
É raro, mas alguns modismos (bem poucos) chegam para agradar. É o caso das shooting brakes, um misto de perua com cupê. Quem ataca dessa vez com essa carroceria para lá de especial é a Citroën, por meio do conceito Numéro 9. Ele traz os códigos de estilo dos três próximos modelos da marca, um sedã Premium, um SUV e outro sedã topo de linha e de maiores proporções. Trata-se de um modelo híbrido plug-in.
ELÉTRICO Pelo porte avantajado, a solução mais comum de se eletrificar um SUV é adotar a solução híbrida, ou seja, motor elétrico aliado a motor a combustão interna. Não foi o caso do TeRRA, que adota apenas motores elétricos, os mesmos usados no Leaf. De acordo com a Nissan trata-se do primeiro SUV 100% elétrico. Voltado para o público jovem, o conceito redefine a herança dos SUVs, em um caminho mais atlético.
O conceito S-Cross, da Suzuki, vem sendo apontado como o sucessor do SX4. Carro conceito, um crossover do segmento C (que é dos médios lá fora e aqui são considerados grandes). Linhas robustas e ao mesmo tempo aerodinâmicas passam a ideia de força e velocidade. O combustível usado para a propulsão são células de hidrogênio ligadas a baterias de íon-lítio, que por sua vez faz com que o motor elétrico funcione.
Um superesportivo da Peugeot, o Onyx, é um dos modelos mais interessantes do Salão. Com ares de um verdadeiro batmóvel, pelas linhas e pelas cores escolhidas. Esse conceito tem belos 600cv, obtidos pela força híbrida de um V8 de 3.7 litros trabalhando em cooperação de outro elétrico. A tecnologia Hybrid 4 permite recuperar parte da energia das frenagens, armazenadas nas bateria, que pode dão mais 80cv ao veículo. Também foram apresentados nessa ocasião uma scooter e uma bicicleta inspiradas no Onyx.
(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea