UAI

Vision S500 Plug-in Hybrid - É chique ser verde

Animada com o sucesso do S400 Hybrid, a Mercedes-Benz agora apresenta outro sedã de luxo ecologicamente correto, com sistema híbrido e baterias recarregáveis na tomada

Publicidade
Foto:

Modelo combina motor V6 de 3.5 litros e 24 válvulas a gasolina com outro elétrico, unidos por um módulo que funciona como embreagem adicional

Uma das estrelas da Mercedes-Benz no Salão de Frankfurt, que abriu suas portas para o público nesta quinta-feira (17), será o conceito Vision S 500 Plug-in Hybrid, modelo que tem como proposta reduzir os níveis de consumo e de emissões de poluentes, tanto para atender as novas legislações ambientas, cada vez mais rígidas em todo o mundo, como para mudar a imagem de gastador e poluidor que têm os grandes sedãs de luxo. Na opinião do presidente da divisão de automóveis da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, o objetivo é combinar a fascinação automotiva com a responsabilidade com o meio ambiente.

Veja mais fotos de alguns modelos que estão no Salão de Frankfurt!

Veja mais fotos do Salão de Frankfurt!

Leia também:

Modelos esportivos e ecológicos serão destaque em Frankfurt

Proposta do fabricante é reduzir significativamente os níveis de emissões de poluentes



Para desenvolver o novo sedã, os engenheiros tomaram como base o S400 Hybrid, mas pensando em mais potência e torque. O Vision S500 combina um motor V6 24V 3.5 a gasolina (equipado com um sistema de última geração de injeção de combustível) com outro elétrico, unidos por um módulo híbrido (com uma embreagem adicional), instalado junto à transmissão automática (7G-Tronic) de sete velocidades.

Porta-malas

Como as baterias de íons de lítio do S400 são mais compactas, elas puderam ser instaladas no compartimento do motor. Mas, no caso do Vision S500, as baterias foram colocadas no porta-malas, logo atrás do banco traseiro. A solução proporcionou melhor distribuição de peso e permitiu manter o tanque de combustível líquido com boa autonomia para longas distâncias. Por falar em peso, uma das preocupações da engenharia da Mercedes foi não aumentar muito o peso total do veículo com os componentes elétricos que, juntos, pesam 215 quilos

Outra diferença importante entre os dois modelos é que o Vision S500 tem baterias que podem ser recarregadas em estações próprias, que estão sendo criadas principalmente na Europa, ou até nas tomadas caseiras. Com uma carga completa em casa, que dura cerca de quatro horas e meia, o sedã pode rodar até 30 quilômetros usando apenas eletricidade. O cálculo dos engenheiros foi feito com base na distância média percorrida diariamente por seus principais consumidores, especialmente nos trajetos casa/trabalho/casa. No modo híbrido, o Vision S500 faz uma média de 31km/l, emite apenas 74g/km de CO2 e acelera até 100km/h em apenas 5,5 segundos, com todo o luxo e requinte que um sedã dessa espécie exige.