UAI

Vídeo - Mini E em uma volta em Nürburgring

O traçado de 20,8 km da Nordschleife foi completado pelo hatch ecológico de pista em respeitáveis 09:51 minutos, uma tarefa inédita

Publicidade
Foto:

Cercado por altos pinheiros, o circuito alemão de Nürburgring ficou conhecido como o Inferno Verde, como foi apelidado por Jackie Stewart. E o traçado norte da Nordschleife proporciona 154 curvas em seus 20,8 km, um desafio considerado extenuante e desafiador. Para enfrentar esse trecho, a BMW levou um carro igualmente verde: o Mini E, a versão elétrica do hatch em configuração de corrida. O carrinho não apenas venceu o circuito, mas também o fez com alguma valentia, marcando o tempo de 09:51.45 minutos em uma volta, com uma velocidade máxima de 187 km/h. Foi o primeiro carro elétrico a bater essa meta.

Ao volante do carro foi Thomas Jäger, piloto que fez carreira no campeonato alemão de turismo, o DTM, que também já venceu o Mini Challenge em 2006. "A força do motor elétrico tem um efeito incrível, já que você pode ter acesso a sua reserva total de torque a qualquer momento. Outro elemento fascinante desta experiência é a ausência de ruído do conjunto motriz. Em geral, foi certamente a volta mais silenciosa e limpa que eu jamais marquei", afirma o piloto.

O carro não enfrentou o desafio sem preparação. O Mini E ganhou uma carroceria mais leve, feita em plástico reforçado com fibra de carbono, além de uma gaiola de proteção interna. Outros componentes como a suspensão, freio e pneus também foram adaptados para as pistas. O trem de força é o mesmo motor elétrico com 204 cv, alimentado por 5.088 baterias de íons de lítio. Confira no vídeo abaixo.