UAI

Vídeo: confira o que acontece dentro de um pneu (ou ASMR automotivo)

Câmera portátil instalada dentro de um pneu revela imagens e sons pra lá de curiosos durante uso do veículo contra vários obstáculos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Vídeo: confira o que acontece dentro de um pneu (ou ASMR automotivo)
Vídeo: confira o que acontece dentro de um pneu (ou ASMR automotivo) Foto: Vídeo: confira o que acontece dentro de um pneu (ou ASMR automotivo)

Sempre falamos por aqui que os pneus são os pontos de contato entre o veículo e o solo. Apesar disso, poucos se dão conta de como este componente “sofre” ao longo de sua vida útil. Para nos dar uma pequena noção disto, um cara muito criativo decidiu instalar uma câmera portátil dentro do pneu e ainda criou uma série de situações para ver o seu efeito. O vídeo foi veiculado no Facebook da Dragster Brasil.

Clique para ver o vídeo na página original

Logo no começo já dá pra ter uma ideia de como é a montagem do pneu na roda, mas por um ângulo inédito. Interessante ver como o conjunto fica selado pelo encaixe, o barulho do ar entrando e a poeira que a movimentação do ar levanta ali dentro. “Estimulando” o pneu em várias situações, as imagens e ruídos captados pelo vídeo são um verdadeiro ASMR para os amantes dos veículos.

A primeira reação registrada é a deformação de quando o pneu toca o solo, após a instalação do conjunto no veículo, enquanto o macaco vai descendo. Quando o veículo entra em movimento, é possível ver a banda de rodagem se deformando como uma onda, à medida em que o conjunto roda. Também é possível perceber o ruído da rolagem dentro do pneu.

Depois, o criativo testa as reações do pneu passando por cima de uma garrafa de refrigerante. Aqui o destaque é a apreensão quanto ao momento em que a garrafa de vidro vai quebrar, mas, surpreendentemente, isso não acontece. Mesmo com o pneu ficando parado em cima da garrafa, mesmo virando a roda de um lado para o outro, mesmo descendo e subindo novamente, o máximo que acontece é arranhar a garrafa. E, claro, o obstáculo deforma momentaneamente o pneu.

Outro momento curioso é quando notamos que aquele pneu é o lar de uma aranha, que deve ter entrado ali durante a montagem. O “bichinho” desorientado aparece em pelo menos mais um momento do vídeo, mas, sem dar spoiler, adiantamos que ela será solta no final.

Em outra prova de resistência, o veículo avança contra uma rampa de madeira com nada menos que 10 parafusos voltados para cima em sua região central. Corajosamente, o pneu fica parado sobre os parafusos, e nada além de sua deformação acontece. O veículo ainda volta de marcha a ré na rampa e... nada!

O autor do vídeo queria ver o circo pegando fogo, e preparou uma tábua com 10 grandes pregos logo na sequência de uma rampa. Para melhorar, um microfone foi colocado ali bem perto. E é doloroso ver e ouvir os pregos atravessando a banda de rodagem.

Na imagem interna, após a entrada dos pregos, ouve-se ainda o ar escapando e uma poeirinha se movimentando ali dentro. O sádico motorista continua movimentando o pneu cravado com a tábua de prego para frente e para trás, além de girar o volante para os lados. Nessa insistência, nota-se que alguns pregos arranham a roda por dentro.

Para terminar, a tábua é removida, não sem algum esforço, eliminando o restante do ar e com o ruído do atrito entre os pregos e o pneu. Com uma faca afiada, a lateral do pneu é aberta (por onde a aranha pôde se libertar!) par a retirada da câmera. Valeu, guerreira!