UAI

Viagra do automóvel

Sabe quando seu carro anda meio cabisbaixo, queimando óleo 90 e pegando empurrado na descida? Pode ser falta de cuidados ou de um estimulante que levante o moral da máquina

Publicidade
Foto:

Se na hora que você mais precisa ele falha e te deixa literalmente na mão, não sobe e ainda morre, chegou a hora de tomar uma providência. Existem recursos simples que melhoram o desempenho e deixam o dito cujo mais esperto. Mas, se preferir, há opções mais radicais, que garantem aumento de potência e satisfação plena. Tudo para elevar ainda mais o prazer e garantir performance de um verdadeiro garanhão.


Ter um carro é muito bom, mas é preciso saber mantê-lo para evitar a depreciação do bem e tirar o melhor proveito dele. Muitas pessoas se preocupam com acessórios, outros com limpeza e visual e há os que querem tirar o máximo de desempenho do carango, procurando recursos que garantem o aumento de potência. Isso pode ser feito de forma radical, com o uso de chip, nitro, turbo e compressor, ou de jeito mais moderado, com o simples cuidado com a manutenção de alguns componentes.

ALOPATIA

Para os mais afoitos, que querem ganho de potência no carro sem perder muito tempo, o remédio pode ser o famoso chip, que está para o carro como os medicamentos para disfunção erétil estão para o homem. O chip altera a programação da central eletrônica e, segundo especialistas, pode proporcionar um ganho de até 10% de potência no motor. Mas, por outro lado, aumenta também o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

NA PRESSÃO


Outro meio de transformar o pangaré em um garanhão reprodutor é instalar um turbocompressor no motor, que exige um investimento maior, mas garante ganho de potência de forma mais efetiva. A função básica é a seguinte: a pressão dos gases do escape é aproveitada para impulsionar a turbina, que otimiza o rendimento do motor. Há ainda os que adicionam ao uso do turbo o nitro, que melhora o desempenho, mas deve ser usado com cuidado para não comprometer a durabilidade do motor.

CHECAPE

A manutenção periódica do motor também é ponto importante para garantir a melhor performance do carro. Para isso é bom verificar velas, filtros e o sistema de injeção, que devem estar em perfeitas condições de funcionamento, para proporcionar a melhor queima do combustível, resultando no máximo aproveitamento da força do motor.

SAPATOS

Pode até não parecer importante, mas até pneus descalibrados interferem no rendimento do carro. Se estiverem vazios, aumenta a área de contato com o solo, o veículo fica mais pesado e, consequentemente, compromete a performance, além de consumir mais combustível. Por isso, verifique sempre a calibragem dos pneus, o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção, que também contribuem para deixar seu carro mais afinado tanto no trânsito urbano quanto na estrada.

PESO MORTO

Sabe aquelas tralhas que você costuma carregar no porta-malas ou no interior do carro, que normalmente não servem para nada? Pois é, são coisas que contribuem para prejudicar a relação peso/potência. Carro mais pesado anda menos.

SEM REBABAS

A aerodinâmica também influencia na boa performance do carro. Por isso, qualquer componente que interfira no coeficiente aerodinâmico do veículo vai comprometer seu desempenho. Objetos amarrados no teto ou nas laterais aumentam a área de resistência ao ar e prejudicam a aerodinâmica, comprometendo o desempenho e aumentando o consumo de combustível.