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Vero - Colaboração mundial

Veículo da preparadora alemã Bitter usa base australiana de carro projetado nos EUA e aplica estilo e conceitos de engenharia europeus para criar sedã esportivo

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Frente ganhou grade inspirada em veículos esportivos

Sedãs, principalmente os de marcas não premium, são a tradução do carro sensato, feito para transportar a família e bagagem com conforto e segurança. Mas também são veículos pouco excitantes, com desempenho comportado, ou seja, o carro do pai ou do tio.

Mas sempre há quem transforme aquele automóvel pacato em um carro um pouco mais apimentado, que pode juntar alta performance sem ter que renunciar à praticidade. Um exemplo recente é o Bitter Vero, versão mais potente do Statesman, feito pelo braço australiano da General Motors, a Holden, que também é responsável pelo nosso Omega.

Ao contrário do que pode parecer, no entanto, o Vero não é exatamente um veículo australiano. A Bitter é uma das inúmeras preparadoras alemãs e tem uma longa tradição de transformar carros da Opel, braço europeu da GM. Mas também não é correto dizer que o veículo é alemão: trata-se de um verdadeiro fruto de colaboração internacional.

O Statesman, que dá origem ao Vero, é, sim feito na Austrália pela Holden, mas é, por sua vez, uma versão de entre-eixos alongado do Pontiac G8 norte-americano, que ainda nem foi lançado. E, obviamente, as alterações foram feitas na Alemanha.

A traseira, no entanto, não recebeu modificações significativas


As principais diferenças entre ambos são estéticas, principalmente na grade e pára-choque dianteiros, onde a Bitter fez modificações para dar uma aparência mais esportiva, reminescente do desenho das Ferraris, e por que não, do próprio Fiat Punto nacional. Os pequenos logotipos originais foram substituídos pela marca do transformador e as rodas são esportivas de cinco raios, que deixam expostos os discos de freio. O interior também foi atualizado, ganhando acabamento em dois tons, com couro perfurado.

No lugar do V6 3.5 de 265 cv padrão foi usado um V8 6.0, também de origem GM, com potência de 360 cv. Com isso, a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Todas as possibilidades de câmbio são automáticas, com opção de quatro, cinco ou seis velocidades.

Apesar de não divulgar detalhes, a Bitter informa que suspensão e freios foram recalibrados para acompanhar o desempenho melhorado do veículo. O que já se sabe é o preço, de US$ 170 mil, pronto para rodar. No entanto, como a Vero não tem rede de distribuidores, todas as encomendas devem ser feitas diretamente com o construtor.