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Velozes e Mentirosos

Produção 'Velozes e Furiosos 5' agrada nos Estados Unidos, mas uma sucessão de erros e detalhes não considerados não passam em branco ao público brasileiro

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Foto:

 

De Nova York – Se a ideia de ‘Velozes e Furiosos 5’era mostrar o Rio de Janeiro, o objetivo não foi cumprido. Uma sucessão de erros entrega a falta de produção e cuidado com os detalhes. 

 

Para um filme que tem o automóvel como objeto principal, pega mal, por exemplo, incluir o Dodge Charger na frota da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que na realidade é composta por Chevrolet S10, Blazer e os Renault Megane e Sandero; veículos com motores bem mais modestos do que o 6.1 V8 do esportivo Charger, usado na vida real como viatura em alguma cidades dos Estados Unidos.

 

Confira a galeria completa com as gafes de 'Velozes 5'!

 

Os produtores do filme não podem culpar o patrocínio da Dodge (que pediu grande destaque ao Charger) no longa, pois os enganos automotivos não param por aí. A caracterização das viaturas é pobre e apenas lembra as do Rio. A placa é composta por uma sequencia de letras e números misturados, sem o padrão das placas expedidas pelo Detran.

Nem com as placas a produção teve cuidado ao copiar

 

A falta de cuidado é percebida também com a viatura da Polícia Rodoviária Federal. É uma Blazer, mas do modelo americano, que nem sequer chegou a ser importada para o Brasil. A sequencia de uma das cenas usando o SUV da PRF, começa com a Blazer americana e termina com um Ford Explorer, modelo que nunca foi utilizado pela polícia brasileira. O trem de passageiros em uma das cenas de ação é de padrão europeu, bem diferente dos poucos que ainda levam pessoas nos trilhos brasileiros, como o Vitória-Minas.

Blazer americana não chegou a ser importada ao Brasil e nem se parece com a nossa, mas no filme ela é da PRF. Na mesma cena surge um Explorer. Erro de continuidade que os produtores achavam que ninguém perceberia



O Rio em Porto Rico
O filme é aberto com uma imagem padrão, conhecida mundialmente, com a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor. Daí pra frente, o que se vê, inclusive nas cenas de fuga e ação, foram rodadas em Porto Rico, na América Central. Durante o Salão de Nova York, que terminou no último Domingo (01), o Vrum assistiu um documentário exibido pela Universal, que mostra os bastidores da gravação do filme. Tentam nos empurrar que a história realmente se passa no Brasil, mesmo que os bastidores revelem que atores e diretores citam Porto Rico o tempo todo, como mostra o documentário. Os americanos que não conhecem o verdadeiro Rio de Janeiro, obviamente gostaram, sem perceber os grotescos enganos com os modelos que rodam no país tupiniquim.


Veja o trailer:


 

A estreia mundial de ‘Velozes 5’ aconteceu nesta Sexta-feira (06), mas diretores e atores estiveram poucas semanas antes no Rio de Janeiro onde conversaram com a imprensa. Na ocasião, os diretores da produção explicaram que gravar cenas de fuga no Rio de Janeiro causaria um transtorno aos moradores, pois o trânsito ficaria ainda mais caótico, por isso resolveram gravar em Porto Rico.

Para quem curte adrenalina e carros, o filme está interessante, embora pudesse ser melhor, se os detalhes fossem reproduzidos fielmente. Pelo menos para o público brasileiro seria bem melhor ver Vin Diesel dirigindo um Omega 4.1 ou bom e velho Santana 2.0 AP e sendo perseguido viaturas tipicamente brasileiras, como a Veraneio ‘vascaína’ ou o ‘Opalão seis canecos’.

Preparado com rodas aro 20 e motor que rende 600 cv, Charger no modelo antigo estava exposto no Salão de Nova York, mas antes, puxou um cofre de banco supostamente nas ruas do Rio de Janeiro