UAI

Veja o ranking das marcas mais admiradas no Facebook

Japonesa Nissan tem quase 7 milhões de seguidores no Brasil. Fiat e Renault completam o pódio. Toyota e Mercedes-Benz estão nas últimas posições

Publicidade
Veja o ranking das marcas mais admiradas no Facebook
Veja o ranking das marcas mais admiradas no Facebook Foto: Veja o ranking das marcas mais admiradas no Facebook

"Pôneis Malditos" da Nissan virou hit na Internet. Japonesa é a mais querida no Facebook


Se no balanço de vendas as montadoras travam uma histórica batalha pela preferência dos clientes, nas redes sociais a história não é diferente. Nos tempos de Internet 3.0, as marcas investem pesado em estratégia para atrair admiradores ou futuros clientes. Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford são as quatro primeira em vendas, no Facebook a grande vencedora é uma marca japonesa.

CLIQUE E VEJA O RANKING DAS FABRICANTES NO FACEBOOK!


A Nissan está no primeiro lugar na rede social no Brasil com mais de 6,9 milhões de seguidores, o dobro da segunda colocada Fiat, que tem 3.401.018 'curtidas'. A terceira colocada é a Renault com 2.619.461. O quarto lugar ficou com a também francesa Citroën e seus 2.328.887 fãs.

Em 2012 a Nissan teve 104.791 unidades emplacadas, ocupando o nono lugar no ranking das marcas mais vendidas, segundo dados da Fenabrave. Apesar disso, 'bombou' na internet graças a propagandas como o “Pôneis Malditos”. Além disso, o segredo foi a incorporação das páginas globais. Ao acessar a página da Nissan em outros países, o site reconhece a origem do acesso e redireciona o link da rede social para o perfil brasileiro.

Veja fotos do ranking das fabricantes !



“A Nissan é uma marca adolescente no Brasil. Veio para o país já sendo uma montadora admirada pela geração que cresceu jogando games como Need For Speed e Gran Turismo, por exemplo, e que nasceu imersa na era da informática e das redes sociais”, explica Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan do Brasil.

Montadoras tradicionais no mercado brasileiro, Volkswagen está na sétima posição, seguida da Chevrolet na oitava. Ford ocupa o 10º lugar, com 1.174.455 seguidores.

Fiat é uma das que mais investe em mídias sociais, com posts divertidos para os fãs



Na contramão desses números, a Effa Motors é marca menos 'curtida' pelos internautas, com apenas 733 seguidores. Procurada pela reportagem, a fabricante chinesa afirmou que está sem equipe exclusiva para cuidar da internet, mas vai terceirizar o serviço e planeja aumentar a interatividade com os fãs da marca.

Mas um número que surpreende é a Toyota que, apesar de ter liderança no segmento dos sedãs-médios com o Corolla e a vice das picapes com a Hilux em 2012, ocupa apenas a 25ª posição no Facebook, atrás de Lifan, Troller e JAC, dentre outras. “Consideramos o resultado normal. Nossa página está dentro da expectativa, por ser um Facebook corporativo. Mas temos planos de crescer entre os fãs da marca”, respondeu a Toyota.

Toyota é uma das menos 'curtidas' no Facebook




CLIQUE E VEJA O RANKING DAS FABRICANTES NO FACEBOOK!


Confira o ranking de seguidores das marcas no Facebook

1. Nissan - 6.932.418
2. Fiat - 3.401.018
3. Renault - 2.619.461
4. Citroen - 2.328.887
5. Hyundai - 2.290.591
6. Honda - 1.913.473
7. Volkswagen - 1.292.950
8. Chevrolet - 1.378.563
9. Audi - 1.130.425
10. Ford - 1.174.455
11. BMW - 1.062.829
12. JAC Motors - 776.780
13. Kia - 767.611
14. Peugeot - 750.516
15. Land Rover - 572.918
16. Volvo - 268.371  ·
17. Mitsubishi - 197.782
18. Suzuki -133.099
19. Jeep - 128.078
20. Troller - 122.728
21. Chery - 88.503
22. Chrysler - 57.401
23. Lifan 55.191
24. Dodge - 52.564
25. Toyota - 51.209
26. Mercedes-Benz 42.243
27. SsangYong - 809
28. Effa Motors - 733

Números atualizados às 11h em 27/09/2013. Ferrari, Lexus, Maserati, Porsche, Bentley, Subaru e Smart não têm página brasileiras no Facebook