O Camaro Henessey HPE 700 é daqueles "muscle cars" que desfazem todas as antigas impressões provocadas pelos modelos do gênero, usualmente velozes em retas e instáveis em curvas. Dotado de suspensão traseira com braços múltiplos, o carro da Chevrolet já é equilibrado quando sai da fábrica. Consciente da capacidade real do modelo, a preparadora texana embutiu sobre o longo capô um V8 endiabrado por natureza. Trata-se do mesmo 6.2 que equipa o superesportivo Corvette ZR1, mas com um rendimento ainda maior. Dotado de um compressor volumétrico e intercooler, o "big block" rende 735 cv - contra os 646 cv do original - de potência a 6.400 rpm e "estúpidos" 102 kgfm de torque a 3.200 giros. O suficiente para catapultar este Camaro de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos. O ¼ de milha - 402 metros - é cumprido em apenas 11,3 segundos.
Mais impressionante do que as credenciais técnicas, apresentadas há um ano atrás, é o primeiro vídeo desse bólido em ação. A aceleração lateral divulgada, de 1.01 g - equivalente ao próprio peso do carro -, é alcançada em várias curvas, graças as belas rodas aro 20 calçadas em largos pneus. Os freios a disco Brembo com pinças de seis pistões na frente e quatro pistões atrás permitem frenagens seguras. E o circuito em Angleton, nos arredores de Houston, Texas, deixa o piloto livre para exibir toda a potencialidade do carro, esticando as marchas no câmbio manual de seis velocidades.
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A máquina é forçada em algumas das 17 curvas dos 3,38 quilômetros da pista. Para ostentar um desses em sua garagem, é necessário desembolsar US$ 109.500, o equivalente a R$ 196 mil. Para os que acharam o rendimento inferior ao esperado, a Hennessey oferece uma versão biturbo, capaz de gerar mais de 1.000 cv.