UAI

Veja como ficará o novo Fiat Punto após 'reforma' no visual

Modelo foi flagrado completamente sem disfarces. Hatch da Fiat chega a partir de R$ 38 mil e vendas iniciam em agosto

Publicidade
Foto:

A procura do mês terminou na manhã da quinta-feira quando nosso leitor Luiz Silva generosamente cumpriu com seu dever de casa e mandou ver na foto do novo Punto, que segue a linha da versão vendida na Europa. A Fiat só vai lançar o carro no próximo sábado, em São Paulo, mas o Vrum acelera e cumpre o papel de mostrar o modelo como vem ao mundo.

 

Clique aqui e veja mais fotos do novo Punto!

 

As versões serão: Attractive 1.4 EVO, Essence 1.6 16V, Essence 1.6 16V Dualogic Plus, Sporting 1.8 16V, Sporting 1.8 16V Dualogic Plus e a 1.4 16V T-Jet.

 

O Punto visualmente enriqueceu e ficou mais atrevido. As mudanças destacadas no catálogo do Punto 2013 são o para-choque frontal que ficou mais agressivo segundo a marca, que ainda ressalta que ele está mais robusto e é marcado por linhas fortes com as luzes de direção incorporadas. A faixa do para-choque é preta nas versões Attractive e T-Jet e metalizadas para Essence e Sporting. Os faróis de neblina são de série a partir da Essence. O bigode frontal também segue a mesma tendência de design do 500 (Cinquecento) e até mesmo da versão alongada, o modelo L, lançado na Europa, no começo do mês.

O farol escuredido do 1.8 Sporting estará presente nas versões topo da gama e a faixa lateral (a mesma utilizada no Palio na versão mais esportiva) combinou com o compacto. A versão T-Jet 1.4 16V turbo ficou parecida com a do Abarth, vendido na Itália. O site Auto Segredos conseguiu mais algumas informações exclusivas sobre o Punto 2013. As versões Attractive e Essence contam com novas calotas para as rodas de aro 15 e ainda contam com rodas de liga leve de aros 15 e 16, respectivamente. Para a versão Sporting as rodas de liga leve aro 16 são de série e para a T-Jet são de aro 17 com detalhes contrastantes em preto e prata. As versões Sporting e T-Jet ainda contam com saias laterais de série. O T-Jet ainda carrega as pinças de freio na cor vermelha. Todas as versões terão as lanternas traseiras com LEDs para as luzes de posição. O logo push é de série para todas as versões. Sporting e T-Jet contam com spoiler traseiro e ponteira de escapamento dupla que de segundo a marca aumenta o estilo de esportividade. O novo logo tem detalhes de cores diferentes para a Attratctive e Essence a cor é preta e para Sporting e T-Jet vermelha.

 


Motores

O carro de largada Attractive (vendido atualmente por R$ 36,5 mil) será oferecido com o motor 1.4 EVO, do Uno, que gera 85 cv com gasolina com torque de 12,4kgfm e 88 cv quando abastecido com etanol e com torque de 12,5kgfm. De acordo com dados oficiais da marca a Attractive acelera até 100km/h em 12,6 segundos quando abastecida com etanol. A Essence tem o motor 1.6 16V que rende 115cv com gasolina e toque de 16,2kgfm e como etanol passa para 117cv e torque de 16,9kgfm. A Essence leva 10,3 segundos para ir até 100km/h com etanol no tanques. A Sporting tem 130cv com gasolina e torque de 18,4kgfm e 132CV com etanol e torque de 18,9kgfm. Com etanol ela leva  9,6 segundos para chegar aos 100km/h. As duas últimas versões terão o novo câmbio Dualogic Plus como opcional. A caixa automatizada foi renovada no Bravo e até o final do ano vai equipar o Palio.

 

A versão a T-Jet, cujo motor funciona somente a gasolina, a potência é de 152cv e torque de 21,1kgfm. Para chegar aos 100km/h são necessários 8,3 segundos. 

[embed]https://www.youtube.com/embed/VzOV-s9ydOI?rel=0[/embed]

 

As medidas dos pneus são 185/60 aro 15 para a versão Attractive quando equipada com roda de aço e com rodas de liga leve a medida passa para 195/60 R15. Para a Essence a roda de aço é calçada com pneus 195/60 R15 e 195/55 R15 com a roda de liga leve. A Sporting conta com pneus de 195/55 R16 e a T-Jet com pneus 205/50 R17.

Todas as versões da linha 2013 contam com o kit HSD de série. A partir da Essence a lista de opcionais inclui side bags e window bags e apoios de cabeça dianteiro com o sistema anti-wiplash (efeito anti-chicote).

Vidros elétricos traseiros são opcionais nas versões Attractive, Essence  Sporting e de série na T-Jet.

 

Catálogo mostra as novas rodas de liga leve

Todas as versões da linha 2013 contam com o kit HSD de série. A partir da Essence a lista de opcionais inclui side bags e window bags e apoios de cabeça dianteiro com o sistema anti-wiplash (efeito anti-chicote). Vidros elétricos traseiros são opcionais nas versões Attractive, Essence  Sporting e de série na T-Jet.

 

A versão T-Jet conta com a tecla DNA já adiantada pelo site Auto Segredos. O comando permite o condutor configurar três modos de condução. A D de dinâmico provoca respostas mais rápidas do comando do acelerador permitindo uma condução mais esportiva. A N de normal mantém as configurações usuais de condução. E por fim a A de autonomia que indica ao motorista os momentos exatos de trocas de marchas, permitindo sempre o melhor consumo.

 

Todas as versões contam com o ESS sistema de sinalização de frenagem de emergência. Uma freada brusca acima dos 50km/h ou uma desaceleração rápida as luzes do pisca se acendem automaticamente para alertar os demais motoristas.

O painel da versão T-Jet conta com a iluminação night design e o interior da versão será todo preto o que inclui até a forração do teto. Já o acabamento central da T-Jet seguirá a cor da carroceria.

 

O sensor de estacionamento é opcional a partir da Essence e o equipamento conta com identificação gráfica no painel cujo gráfico identifica três regiões distintas do para-choque: meio e as extremidades.

Traseira da versão Sporting