2003
Em março, a Ford lança o EcoSport, criando um novo segmento no Brasil, o de utilitários esportivos compactos de produção nacional. A ideia do EcoSport nasceu em pesquisas realizadas em 1998 e foi desenvolvida pelo setor de engenharia da Ford Brasil em cinco diferentes países. Ele foi lançado com três opções de motorização: Zetec 1.0 e 1.6 e o Duratec 2.0 de 16V. Todos com tração 4x2 e câmbio manual de cinco marchas à frente.
2004
A Ford amplia a gama do EcoSport ao lançar a versão 4x4 para a motorização 2.0. Trata-se do primeiro veículo com a opção de tração nas quatro rodas em modo automático ou bloqueado produzido no Brasil. Esteticamente, a única mudança foi um adesivo como termo 4WD na lateral do utilitário.
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2005 - 2006
Chega à linha EcoSport a motorização bicombustível (Flex) na versão 1.6l. Ainda em 2005, a Ford lança a versão Freestyle do EcoSport para linha 2006. Ela traz itens de personalização com acabamento diferenciado. Também surgiu neste ano a opção de câmbio automático para versão top. Apesar da ampliação da gama, o EcoSport ainda não havia passado por nenhuma reestilização significativa em seu design.
2007 - 2008
O EcoSport passa pela primeira reestilização em seu design com a adoção de novos apliques de plástico e itens que deixaram o utilitário ainda mais esportivo. A dianteira do veículo foi a parte mais modificada. Os faróis ficaram menos “quadrados” e o para-choque e a grande frontal totalmente reformulados. No início de 2009, o modelo atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas no Brasil.
2010 - 2011
Ainda líder do segmento no mercado nacional, o EcoSport passa por uma nova reestilização - essa mais discreta. Somente a grade frontal foi modificada e o nome EcoSport foi acrescentado na parte frontal do capô do veículo. Ele passou a oferecer três anos de garantia sem limite de quilometragem. Neste ano o SUV compacto da Ford ganhou seu primeiro grande concorrente no segmento, quando a Renault lançou o Duster.