UAI

Veículo de carga autônomo e elétrico da Volvo fará primeira operação real na Suécia

Vera, como foi batizado o caminhão que não tem nem cabine para o motorista, vai transportar mercadorias entre um centro de logística e um terminal portuário de Gotemburgo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Veículo de carga autônomo e elétrico da Volvo fará primeira operação real na Suécia
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

[embed]https://www.youtube.com/embed/CMREUiQZSIs[/embed]


A Volvo Trucks e a DFDS, empresa de balsas e logística, firmaram um acordo para o uso de um veículo de carga autônomo e elétrico. Batizado de Vera, o veículo vai transportar mercadorias entre um centro de logística e um terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia. Trata-se da primeira operação real do Vera, que vai trabalhar em um sistema conectado de fluxo contínuo de mercadorias.


O sistema autônomo é monitorado por um operador em uma torre de controle. A solução foi apresentada em 2018 para atuar no transporte com alta repetição, como em fábricas e portos. As adaptações de infraestrutura fazem parte da implementação do sistema de transporte, incluindo portões automatizados nos terminais.


O uso do Vera em um cenário real dará oportunidade de desenvolvê-lo – com avanços em tecnologia, gestão de operações e adaptações de infraestrutura – para um próximo nível, a criação de um sistema conectado com vários veículos monitorados por uma torre de controle.


Isso vai permitir um fluxo de transporte contínuo e constante. Este é o primeiro passo para implementar o Vera em uma operação de transporte em estradas públicas, predefinidas dentro de uma área industrial. Segundo a Volvo Trucks, todas as precauções necessárias para uma operação segura de transporte autônomo serão tomadas.