UAI

Vectra GT - Falta alma esportiva

Novo Chevrolet fica no meio do caminho entre Vectra e Astra europeu e insinua esportividade. Mas, na hora H, suspensão, rodas e adereços pedem motor mais forte

Publicidade
Foto:

Novo modelo tem duas opções de acabamento, mas frente difere do Vectra pela máscara negra, lâmpadas azuis dos faróis e grade sem moldura cromada


De Trancoso (BA)

À primeira vista, o Vectra GT, hatch de quatro portas, parece ser exatamente o Astra produzido atualmente na Europa, principalmente quando visto por trás, pois o pára-choque, a tampa do porta-malas e as lanternas são os mesmos do veículo fabricado na Alemanha. Mas não é bem assim, pois ele mistura ingredientes do sedã brasileiro, com o hatch europeu. A frente é a mesma do Vectra, exceto pelos detalhes esportivos, como a máscara negra e lâmpadas azuis dos faróis e grade sem moldura cromada. De perfil, o GT se assemelha bastante ao Astra europeu. O novo modelo tem 4,28m de comprimento e entre-eixos de 2,61m. Isso significa 33,7cm e 8,9cm a menos, respectivamente, em relação ao Vectra nacional. Mas o espaço interno, principalmente no banco traseiro, e a capacidade do porta-malas (de 526 para 345 litros) foram reduzidos.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA!

Além dos faróis, o GT tem outros adereços esportivos: lanternas traseiras fumês, moldura preta no vidro traseiro e rodas de liga, de 17 polegadas (na cor cinza), na versão GT-X. Por dentro, o motorista tem a impressão de estar no sedã, pois painel, bancos, painéis de porta, consoles, volante e alavanca de câmbio são todos iguais, a não ser pelo espaço reduzido no banco de trás. Mas se ele for informado de que se trata de uma versão esportiva, vai sentir falta de bancos que prendem melhor o corpo, de instrumentos com outros grafismos, de uma pedaleira esportiva, de uma alavanca de câmbio mais estilizada e de detalhes mais coloridos no acabamento, que continua merecendo materiais melhores. Embora tenha três cintos de segurança de três pontos, falta terceiro apoio de cabeça no banco traseiro.

Se o interior não tem atmosfera esportiva, a suspensão foi trabalhada (nova regulagem e calibração das molas) para manter, com a ajuda de pneus de perfil mais baixo (principalmente na versão GT-X, que tem pneus na medida 215/45), o carro sempre equilibrado, em qualquer situação, mesmo em curvas mais fechadas e de piso irregular. O ponto alto do GT é, sem dúvida, a suspensão. A GM conseguiu equilíbrio interessante entre estabilidade e conforto. Mas o principal problema do Vectra GT está na alma. O hatch tem o mesmo motor 2.0 flex (de 121cv e 128cv) e câmbio (com as mesmas relações de marcha) do sedã. Embora não chegue a decepcionar, o desempenho não é compatível com a proposta esportiva do veículos. As arrancadas e retomadas estão mais para sedã familiar, do que para hatch com roupagem esportiva.

Por satélite

Lanternas, tampa traseira e pára-choque são do Astra europeu

Outra novidade do novo Vectra é o sistema de navegação por GPS (com processador de 400MHz e monitor de 3,5 polegadas colorido e de alta resolução), que, por satélites, facilita o trabalho do motorista de encontrar o melhor caminho de seu destino. Segundo a GM, o navegador tem grande parte das informações das cidades brasileiras inseridas no cartão de memória, inclusive os endereços das concessionárias da marca.

O conjunto GPS (incluindo tela, processador etc.) é móvel. O dispositivo pode ser fixado no vidro, ou em qualquer outro lugar, e até ser usado em outro veículo. Segundo a GM, a atualização será feita de seis em seis meses, sem custo.

O GT será vendido em duas versões: GT e GT-X. A lista de equipamentos de série da primeira inclui airbags duplos frontais; vidros, travas e retrovisores com comando elétrico; alarme; navegador por satélite (GPS); direção hidráulica; rodas de liga com aro de 16 polegadas; e ar-condicionado automático digital. Os opcionais são transmissão automática (que inclui o controle automático de velocidade), sensor de chuva e freios ABS. Além dos itens da GT, a GT-X tem ainda rodas de liga com aro de 17 polegadas (na cor cinza), antena do tipo ?tubarão?, CD Player com MP3 (com controle remoto no volante), computador de bordo, controle automático de velocidade e retrovisores eletricamente escamoteáveis. Só tem um opcional: transmissão automática.

Preços
A versão GT custa R$ 59.990. Completa, o preço sobe para R$ 66.990. A GT-X tem preço de R$ 68.990, e, com câmbio automático, custa R$ 73.490. A garantia é de três anos.

Confira a ficha técnica do Vectra GT no "Veja também".

Jornalista viajou a convite da General Motors.