UAI

Usados de locadora - Escolha a dedo

Hoje mais confiáveis, veículos seminovos de aluguel aliam pouco tempo de uso a preço abaixo da tabela. Comprador deve ficar atento ao estado de conservação

Publicidade
Foto:

Acompanhe também o VRUM pelo Twitter

Preços abaixo do valor de mercado e seminovos superconfiáveis estão entre as frases anunciadas nos sites de venda de carros de locadoras. Para quem não pode comprar um zero-quilômetro e deseja um veículo com pouco tempo de uso, as ofertas são tentadoras, embora exista no mercado o preconceito de que automóvel de aluguel seja mau negócio. “O pensamento é mais do que natural. Temos clientes que não utilizam o carro com o devido cuidado na hora de alugar, mas esta cultura está mudando. No Brasil, o vandalismo já foi grande”, comenta o presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc MG), Saulo Fróes.

Como exemplo de conservação, Fróes aponta um manual direcionado a frotistas que alerta sobre multas e como dirigir com prudência. “Toda locadora faz recomendações ao cliente para dirigir corretamente”, salienta. Na Localiza, só aluga um automóvel quem tiver no mínimo dois anos de habilitação. “O cliente vem utilizando o carro como necessita, e a manutenção durante a vida útil é uma grande preocupação. Costumo até dizer que o seminovo é uma espécie de pulmão da locadora. Tem que estar igual ou melhor que o veículo oferecido para aluguel”, explica o diretor de vendas de seminovos da Localiza, Marco Antônio Guimarães.

Chevrolet Celta, Fiat Palio e Volkswagen Gol, todos com motor 1.0, são maioria no estoque e, por isso, os mais procurados. A frota inclui ainda utilitários, modelos recém-lançados, como o novo Fiat Uno, e de luxo, caso do Chevrolet Vectra e do Toyota Corolla, geralmente utilizados no aluguel para grandes empresas. Os preços são de 3% a 4% inferiores aos de mercado, segundo Fróes, que atribui a rápida renovação da frota a uma questão de necessidade. “Nosso negócio não é comercializar carros. A venda é uma consequência da locação, que sempre deve oferecer veículos novos e com revisões em dia. Por termos um custo menor na compra, mais a rentabilidade do aluguel, conseguimos vender barato”, justifica.

Para Guimarães, da Localiza, não existe parâmetro de definição para o valor do seminovo de locadora. “Quase ninguém tem modelos 2010 à venda. Ao calcular o preço, fazemos uma comparação com o carro novo”.

VIDA ÚTIL Ano de fabricação e quilometragem variam de acordo com cada locadora. Na Lokamig, administrada por Fróes, o tempo médio de substituição dos carros é de 12 meses ou 50 mil quilômetros. Alguns automóveis, no entanto, rodam menos, enquanto outros circulam até 70 mil quilômetros. Neste caso, as unidades em pior estado de conservação são encaminhadas para venda em agências de usados. “Só oferecemos na loja de seminovos nossos melhores carros”, revela. A mesma tática de revenda é empregada pela Localiza, em que a vida útil de um automóvel de aluguel varia entre 8 e 16 meses e cerca de 40 mil quilômetros.

Durante a escolha do seminovo, é essencial checar o estado de conservação da carroceria, motor e documentação, uma vez que parte dos carros de aluguel já se envolveu em acidentes de trânsito e passou por serviços de reparo — em Belo Horizonte, existem oficinas especializadas nesse tipo de recuperação. Depois da compra pode ser financiada em até 60 meses na Localiza.