UAI

Um hatch para todos dominar - Volvo C30 de 410 cv

O protótipo preparado pela Polestar Performance pode estar nas ruas em breve

Publicidade
Foto:

A Polestar Performance é a mais experiente preparadora de modelos da Volvo. A companhia representa a marca no campeonato sueco de turismo (STCC, Swedish Touring Car Championship) há quinze anos consecutivos, uma carreira que começou com o médio-grande 850. No ano passado, a Polestar levou o campeonato com o C30. Agora é a vez da preparadora aplicar toda a sua experiência em uma versão de rua do hatch médio, sem as limitações das regras impostas em um campeonato.

O resultado é o mais potente Volvo C30 de rua, que o Vrum já havia adiantado no dia 1º de abril. O motor cinco cilindros em linha de 2,5 litros é o mesmo da versão T5. O bloco recebeu um intercooler maior e um turbo KKK 26. Para segurar o maior esforço, o 2.5 ganhou pistões reforçados, dutos de admissão aperfeiçoados e bielas forjadas. Tudo para despejar brutais 410 cv de potência e 52 kgfm de torque. Números que pulverizam os originais 230 cv e 32,6 kgfm.

Tal como no T5, a tração é integral do tipo Haldex (também sueca), cuja força só é repassada ao eixo traseiro quando as rodas dianteiras perdem aderência. Para aperfeiçoar o sistema, a Polestar dotou este C30 de diferenciais mecânicos especiais em ambos os eixos. O equilíbrio dinâmico do ?hot hatch? é garantido ainda pela suspensão com amortecedores Öhlins e pelas rodas BBS aro 19 com pneus 235/35. E a desaceleração fica ao encargo de freios Brembo com discos de 380 mm e pinças de seis pistões na dianteira e de 330 mm com pinças de quatro pistões na traseira.

Internamente, o Volvo C30 recebeu bancos do tipo concha com cintos de quatro pontos. E, para reforçar toda a agressividade do conjunto mecânico, o hatch recebeu também um conjunto aerodinâmico derivado do utilizado pelo modelo do STCC. "A Polestar provavelmente passou mais tempo do que qualquer outra empresa tentando tirar o máximo de velocidade do C30 e, desta vez, podemos realizar nossas ideias sem sermos tolhidos por regulamentos", afirma Jan Andersson, Diretor Técnico da Polestar Racing, divisão de pista da empresa.

Os modelos preparados pela Polestar são vendidos em revendedores da marca ao redor do globo e, atualmente, constituem os únicos modelos com motores preparados suportados pela marca, que lhes dá garantia total. O carro faz a sua estréia no Salão de Gotemburgo, que abriu hoje ao público e vai até o domingo próximo, dia 25 de abril.