UAI

Um coadjuvante de luxo

No filme Meia-noite em Paris, dirigido por Woody Allen, o instrumento da viagem imaginária do personagem é um belo Peugeot 184 Coupé-Limousine Landaulet de 1928

Publicidade
Foto:

Toda viagem que se preze, seja ela real ou imaginária, necessita de um veículo para conduzir os passageiros ao destino. No filme Meia-noite em Paris, dirigido por Woody Allen, a história não é diferente e um Peugeot 184 Coupé-Limousine Landaulet, de 1928, faz o papel de um coadjuvante de luxo, transportando o personagem Gil, vivido por Owen Wilson, em sua viagem ao mundo da arte dos anos 1920. O automóvel chama a atenção pela riqueza de detalhes e pelo interior suntuoso, que mais parece uma sala de estar. Na película, o Peugeot passa despercebido aos olhos dos menos aficionados, mas vamos revelar alguns detalhes desse personagem também ilustre.

Confira galeria de fotos do carro

O filme Meia-noite em Paris conta a história do roteirista de Hollywood Gil, que passa férias na Cidade Luz com a família da noiva, Inez, interpretada por Rachel McAdams. Insatisfeito com a mesmice dos enlatados de Los Angeles, ele busca inspiração e sonha em viver na Paris dos anos 1920, período rico para todos os setores da arte. Em seus passeios noturnos pelas ruas da cidade, Gil entra em um mundo imaginário e ao embarcar no Peugeot Landaulet, sempre à meia-noite, vai ao encontro de gênios como os escritores F. Scott Fiztgerald e Ernest Hemingway e do pintor, escultor e desenhista espanhol Pablo Picasso.

LIMOUSINE O automóvel que conduz Gil até os bares e ateliês de Paris, o Peugeot 184 Coupé-Limousine Landaulet, foi produzido apenas em 1928 e 1929. O chassi era equipado com um motor seis cilindros em linha, de 80cv, e podia ser montado com diferentes carrocerias. No caso do modelo do filme, a carroceria foi desenhada e produzida por Labourdette, em Paris, e tinha o detalhe de ter a cabine do motorista separada do ambiente dos passageiros. A parte traseira do teto do carro também podia ser aberta, transformando-o em um conversível.

O Peugeot 184 Landaulet foi o último modelo de luxo produzido pela montadora francesa, que ficou um longo período fora desse segmento. O automóvel tinha estilo sofisticado, com vários detalhes cromados na carroceria, cabine feita em madeira nobre e bancos revestidos em tecido agradável ao toque, proporcionando extremo conforto aos passageiros. O banco inteiriço no fundo do carro mais lembra um sofá com almofadas em uma sala de estar.

Além de belo, o Peugeot 184 Landaulet impressiona por suas dimensões avantajadas: 4,98m de comprimento, 1,75m de largura e 2,10m de altura, com cerca de duas toneladas de peso. Com o motor seis cilindros acoplado a uma transmissão de quatro marchas, a limousine alcançava a velocidade máxima de 115km/h. Para segurar, freio nas quatro rodas. Um luxuoso automóvel que certamente cumpriu bem seu papel no filme de Woody Allen.