UAI

Prefeitura de SP lança aplicativo para concorrer com Uber e 99

Novo app de transporte deve dar maior suporte financeiro aos motoristas

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
MobizapSP é o novo aplicativo de mobilidade urbana da Prefeitura de SP que promete rivalizar com Uber e 99
MobizapSP é o novo aplicativo de mobilidade urbana da Prefeitura de SP que promete rivalizar com Uber e 99 Foto: MobizapSP é o novo aplicativo de mobilidade urbana da Prefeitura de SP que promete rivalizar com Uber e 99

A Prefeitura de São Paulo apresentou um novo aplicativo de transporte individual de passageiros em São Paulo chamado "MobizapSP". O objetivo é oferecer uma remuneração mais justa aos motoristas, mas o aplicativo deve acabar incomodando as gigantes do ramo, como Uber e 99.

Em justificativa oficial dada pela gestão do prefeito Ricardo Nunes, o objetivo do app é “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana” dos cidadãos. Além disso, a novidade busca reduzir as reclamações de motoristas de aplicativo referentes aos valores recebidos das plataformas já existentes.

No MobizapSP, o motorista ficará com 89,05% do valor da corrida – o aplicativo fica com uma taxa fixa de 10,95%. Ela tende a ser menor do que as taxas cobradas em aplicativos como o Uber e a 99, por exemplo, que estipulam valores variáveis conforme a corrida.

Ícone do aplicativo da Uber em tela de Smartphone.
Segundo estimativa da Consulix, existem 150 mil motoristas de aplicativo na cidade de São Paulo

A ideia é semelhante à iniciativa feita em Araraquara no ano de 2021. Na cidade do interior de SP, uma cooperativa de motoristas lançou um aplicativo de transporte urbano próprio. Batizado de Bibi Mob, o app fez com que os motoristas cooperados aumentassem seus lucros prestando o mesmo serviço que nas plataformas Uber e 99. Por lá, eles ficam com 95% do valor da corrida.

Compatível com os sistemas operacionais Android e iOS, o MobizapSP funciona apenas para viagens que começam na cidade de São Paulo, mas o destino pode ser um município vizinho. O app traz categorias de carro premium e econômico.

O MobizapSP é feito e operado pelo consórcio 3C, formado pelas empresas CLD Construtora, Lacços Detetores e Eletrônica LTDA, Consilux Consultoria e Construções Elétricas LTDA e CSX Inovação S.A.

A capital não é a primeira cidade a contar com um novo aplicativo de transporte. Veja outros aplicativos que podem ser usados como alternativa de Uber e 99 em algumas cidades do Brasil:

  • Cabify
  • InDriver
  • 2V
  • Lady Drive
  • Fast Car Rio

https://dai.ly/x8ixnbb