A Brazcar Veículos Especiais, empresa de Patos de Minas (interior de Minas Gerais), que tinha como principal atividade a adaptação de picapes cabine dupla, está produzindo triciclos de carga e passageiros, que têm como base motocicletas de 125 cm³ e 150 cm³ de cilindrada. A idéia surgiu quando os donos da empresa viajaram à China e viram esse tipo de veículo sendo usado em entregas urbanas e no transporte de passageiros. Resolveram desenvolver um projeto no Brasil e, para isso, firmaram parceria com o Senai e o Sebrae.
De acordo com Lisandro de Queiroz Bicalho, da Brazcar, o desafio era fazer um produto com tecnologia local e facilidade na reposição de peças, que proporcionasse custos de operação e manutenção baixos. Tendo como base esses quesitos, a Brazcar, o Senai e o Sebrae desenvolveram o Tricargo e o Tripwind, veículos que foram homologados pelo Denatran para o transporte de carga e passageiros, respectivamente. A homologação foi feita com motos Honda e Yamaha, de 125 cm³ e 150 cm³.
São fabricadas versões com caçambas abertas de madeira e chapa de aço ou fechadas de fibra de vidro. A Tripwind, com banco traseiro inteiriço, leva três passageiros, que devem usar capacete e cintos de segurança. Lisandro informa que a empresa já está desenvolvendo nova versão com carenagem fechada, que, além de proteger piloto e passageiros da chuva, dispensa o uso de capacete. A versão de passageiros é ideal para empresas de mototáxi, lazer, turismo e hotéis.
Capacidade
As versões de carga podem transportar de 180 kg (125 cm³) a 250 kg (150 cm³). Para Lisandro, o Tricargo proporciona a mesma economia e praticidade de uma moto, mas com maior capacidade de transporte de carga, tornando-se uma interessante opção para padarias, floriculturas, supermercados e outros estabelecimentos. Dependendo da versão, é possível transportar até 12 engradados plásticos, seis botijões de gás ou 13 galões de 20 litros de água mineral.
Os triciclos usam uma estrutura de metal que é fixada ao quadro da moto. As rodas traseiras são de aro de 13 polegadas, com freio a disco, e a suspensão tem eixo rígido, feixe de mola e amortecedores. A Brazcar desenvolveu um diferencial com eixo e coroa, proporcionando melhor aproveitamento da força do motor. De acordo com dados fornecidos pela empresa, o triciclo faz 27 km/l.
A fábrica da Brazcar em Patos de Minas tem capacidade para produzir 15 unidades por mês do triciclo, mas a intenção é triplicar o volume em seis meses. O Tricargo e o Tripwind são vendidos por cerca de R$ 13 mil, mas, se o cliente preferir, pode fornecer a moto à empresa, que cobra R$ 6 mil pela adaptação. Os veículos podem ser financiados pelo Proger do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A Brazcar está à procura de representantes em Minas Gerais e os interessados podem ligar para (34) 3823-1940.