Depois de uma breve aparição durante um evento em Los Angeles, a Mercedes-Benz apresentou no Salão de Pequim, em abril, o conceito CSC (Concept Style Coupé). Apesar de ser um cupê de quatro portas, suas linhas não são nada comportadas. E, de acordo com a marca, o CSC vai se tornar referência do segmento. O design foi definido a partir do Concept A-Class. Os adjetivos atribuídos pela marca são “rebelde, provocativo e masculino”.
Suas linhas são esculturais, começando pelos dois ressaltos longitudinais sobre o capô, que passam a sensação de grande robustez. A grade inferior, em conjunto com as duas entradas de ar, é tão grande que na dianteira mal existe um para-choque. Os faróis, que crescem para as laterais, são interpretados pelos projetistas como o olhar de um animal predador. Em algumas situações, a lâmpada ganha uma tonalidade vermelha, reforçando sua cara de mal.
As laterais são a parte mais “trabalhada” dessa escultura sobre rodas. A linha lateral superior, que parte do farol, e a inferior conferem dinamismo ao veículo. O CSC é tão “encorpado” que as rodas de 21 polegadas não destoam. O para-brisa, que tem quase a mesma inclinação agressiva do capô, ajuda a compor o teto em arco. A traseira é a de um cupê clássico, acompanhada por um discreto spoiler. As lanternas nascem a partir da linha de cintura (mais fluidez!), enquanto o escape duplo, um em cada extremidade, está integrado ao difusor traseiro. Um grande teto panorâmico deixa interior mais claro e arejado.
Desproporção
Se a carroceria é à prova de críticas, o interior é controverso. A intenção era dar um aspecto esportivo, como comprova a fibra de carbono no painel. Mas o uso de elementos em verde neon destoa da proposta do modelo. Outro exemplo são as saídas internas de ar, que mudam de cor conforme a temperatura ambiente: azul quando o ar está fresco, vermelho para o ar quente e amarelo fluorescente para temperatura equilibrada.
Sob o capô
Visando a maior eficiência energética, o motor escolhido é um 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta de gasolina que rende 214cv de potência. A transmissão automatizada de dupla embreagem é de sete velocidades e a tração é integral. As dimensões do CSC são 4,63m de comprimento, 1,89m de largura e 1,39m de altura.
Interatividade
A Mercedes desenvolveu diversos aplicativos para o motorista interagir com o veículo. O acesso à internet é garantido por meio de uma conexão 3G. Para armazenar dados, a marca aposta no formato da nuvem, ou seja, o conteúdo fica armazenado num servidor ligado à rede e disponível via satélite. Outra vantagem desse sistema é a atualização de softwares via internet, evitando que o veículo tenha que ser levado a uma oficina.