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Traxx Work 125 - Feita para ralar

Equipado com partida elétrica, motor quatro tempos, freio a disco na roda dianteira e painel completo, modelo chega para brigar no segmento das motocicletas utilitárias

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O mercado de motocicletas consideradas utilitárias, para transporte pessoal, trabalho e lazer, é a base do consumo nacional. Neste segmento, estão concentradas nada menos que 88% de todo o volume de vendas do Brasil, que, este ano, deve atingir cerca de 1,9 milhões de unidades. Para participar mais ativamente deste apetitoso bolo, a marca Traxx está lançando a Work 125. Um modelo equipado com motor de um cilindro, do tipo quatro tempos, com refrigeração a ar, que pretende ser robusto e econômico, sem abrir mão do desempenho. Uma equação cuja solução é perseguida pelos fabricantes, embora, a resposta esteja com os consumidores.

A Traxx Work 125, cujo nome significa trabalho, em inglês, foi mostrada pela primeira vez no Salão das Duas Rodas, no fim de 2009, para somente agora, quase um ano depois, chegar aos concessionários. O interessante é que, ao contrário da prática mais comum entre os fabricantes, a Traxx não arredondou o tamanho do motor para cima, conferindo mais status ao modelo. Arredondou para baixo. O motor tem 133cm³ de cilindrada, mas é chamado de 125. Por outro lado, a tendência é que o desempenho, por conta do aumento de volume, fique ligeiramente melhor que o de uma 125 pura, massageando o ego dos fregueses.

UTILITÁRIA A Traxx, de origem chinesa, pertence ao China South Industry Corporation Group (CSICG), que também tem outras marcas de motocicletas, mas usa o nome Traxx internacionalmente. Presente no Brasil desde 2000, adotou uma estratégia diferente para entrar no país. Seu quartel general é situado em Fortaleza, Ceará, e não na Região Sudeste. Com isso, alguns de seus modelos, como a motoneta Star 50, têm boa aceitação na região. A fábrica, porém, fica em Manaus, Amazonas, instalada desde 2007. O modelo Work 125 faz parte da tática de conquista de mercado, avançando também em outras regiões do país.

Embora com características utilitárias, para utilização diária e pesada, a Work 125 tem de série alguns equipamentos, oferecidos somente em versões mais completas de alguns modelos, como forma de baratear seus produtos. A partida elétrica, sem dispensar o pedal, e o freio a disco dianteiro estão presentes na motocicleta. O visual é discreto, coincidentemente, semelhante ao de uma Honda Titan, escapando das formas antiquadas de modelos ditos mais populares de origem chinesa, ou de desenhos modernosos de gosto duvidoso. Ficou no meio do caminho e recebeu algumas atualizações para o mercado brasileiro.

As bengalas da suspensão dianteira, cobertas por borrachas sanfonadas, mais comuns em modelos da década de 1970, foram revistas, mas a buzina dupla, característica dos modelos asiáticos (onde é constantemente usada), ainda apita. Por outro lado, o painel é completo, com hodômetro total e parcial, indicador de marcha engatada, conta-giros e marcador de combustível, além de luzes de advertência. O guidão, com empunhadura mais alta, também conta com lampejador de farol, muito útil no dia a dia. Outro item de série é o sensor de embreagem, que impede que o motor seja acionado com marcha engatada, por questões de segurança.

O motor, com 133cm³, é do tipo OHC, com comando de válvulas acionado por corrente em vez das antiquadas varetas, que, durante muito tempo, foi o preferido pelos motoboys, pela simplicidade e robustez. Atualmente, a situação se inverteu. A potência é de 13,1cv a 8.000rpm e o câmbio de cinco marchas. O freio dianteiro é a disco ventilado, com pinça de pistão simples, enquanto o traseiro é a tambor. A suspensão traseira conta com duplo amortecedor e o sistema de alimentação é por carburador. Outro item de série é o descanso central. A nova Traxx Work 125 tem preço sugerido de R$ 4.290. Informações: Moto Fit (31) 2551-0200.

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Motor tem 133cm³ e desenvolve 13,1cv a 8.000rpm