Apesar da principal marca de veículos da Espanha ser a Seat - uma empresa criada pelo ditador Francisco Franco, para produzir Fiat sob licença, e que hoje é uma subsidiária da Volkswagen -, o país também tem sua tradição de modelos de alta gama, representados pela famosa Hispano-Suiza.
Na mais recente edição do Salão de Genebra, que terminou dia 18, foi apresentado um veículo que tem o objetivo de reavivar a indústria espanhola de veículos exclusivos: o Tramontana (vento que sopra com velocidades acima de 100 km/h na região de Barcelona). O carro é um esportivo único, que não segue os cânones tradicionais dos bólidos de alta performance. O protótipo havia sido visto, pela primeira vez, na edição de 2005 do mesmo salão.
Fórmula 1
Para começar, as rodas ficam expostas (para fora da carroceria), como em um Fórmula 1, e os dois lugares, para piloto e passageiro, são enfileirados. O desenho foi inspirado em um avião militar de caça. O material de construção mistura elementos de alta tecnologia, como fibra de carbono e liga de magnésio, com outros mais tradicionais - madeira, couro e até detalhes em ouro.
Cada modelo é feito sob encomenda, com toques personalizados, para atender as exigências do cliente, incluindo medições ergonômicas do futuro proprietário. O toque final de exclusividade é dado por uma placa, com um verso de um poema em cada veículo.
Variável
O motor é um V12 biturbo de origem Mercedes-Benz, cuja potência pode ser selecionada eletronicamente, entre 550 cv e 720 cv, de acordo com a situação de rodagem.
A idéia é produzir cinco carros em 2007 e estabilizar a produção em cerca de 12 modelos por ano, de acordo com os executivos da marca, para não deixar cair os padrões de qualidade. O preço ainda não foi fixado, mas vai variar de acordo com as opções pedidas. Mesmo assim, já é possível adiantar que será um dos carros mais caros do mercado mundial.