De São Paulo - A Toyota já tem boa participação no mercado brasileiro com seu sedã médio Corolla, líder imbatível em seu segmento, mas não tem o mesmo desempenho com seu compacto Etios, que não se destaca nem como hatch e nem como sedã. Para tentar amenizar o problema, a marca japonesa está lançando por aqui a nova geração do Yaris, que chega como um compacto premium nas carrocerias hatch e sedã.
O novo Yaris é o carro global da Toyota e expõe algumas características que remetem a outros modelos da marca. Tanto o hatch quanto o sedã têm a frente com faróis afilados, que formam conjunto harmônico com a grade estreita, pintada de preto nas versões de entrada e cromada na de topo. O destaque na frente vai para o para-choque, que tem uma grande entrada de ar, tipo bocão, que no hatch tem desenho de colmeia e no sedã com linhas paralelas. Nas extremidades, os faróis de neblina, de série em todas as versões, vêm dentro de uma moldura preta.
As laterais são lisas e trazem apenas um vinco que enfatiza a linha de cintura ascendente do modelo. Na traseira, as lanternas também são horizontais e invadem a tampa do porta-malas. O hatch traz ainda um defletor de ar na traseira, com a intenção de conferir uma discreta esportividade. Com 4,14m de comprimento no hatch e 4,42 no sedã, os modelos compartilham as outras medidas: 1,73m de largura, 1,49m de altura e 2,55m de distância entre-eixos. As dimensões sugerem bom espaço interno, principalmente no banco traseiro, onde o assoalho é plano, favorecendo o espaço para as pernas. O porta-malas tem capacidade de 310 litros no hatch e 473 no sedã, ambas compatíveis com os segmentos.
A BORDO No acabamento interno do hatch predomina o preto, enquanto no sedã a cor do revestimento é o cinza. As três versões de entrada têm bancos revestidos em tecido, enquanto as outras trazem couro. Para um carro que tem preços variando de R$ 60 mil a R$ 80 mil, o novo Yaris tem excesso de plástico em seu acabamento, mesmo na versão topo de linha. A montagem é bem feita e a Toyota chegou ao requinte de fazer o painel em plástico duro imitando couro com costura, uma solução de gosto questionável. Fora isso, os comandos são bem posicionados e a visibilidade é boa. A versão topo de linha traz ainda teto solar de série.
O compacto tem espaço razoável na frente, apesar de a tampa do porta-luvas ter a abertura limitada pelas pernas do passageiro. Atrás, apesar de ter o assoalho totalmente plano, o banco tem o assento curto e não apoia bem as pernas. O console central compromete o espaço para as pernas de quem senta no meio do banco traseiro. Na prática, conforto ali é limitado para duas pessoas. As versões XL e XL Plus Tech trazem um painel de instrumentos com elementos circulares, com uma pequena tela digital para o computador de bordo. Já nas versões XS e XLS a tela digital é de 4,2 polegadas. A central multimídia é de fácil operação, mas o sistema de espelhamento apresentou problemas durante o teste, fazendo desaparecer da tela o mapa do GPS.
CONTEÚDO O Yaris será comercializado no Brasil em cinco versões de acabamento, sendo a XL 1.3 manual, XL 1.3 CVT, XL 1.3 Plus Tech CVT, XS 1.5 CVT e XLS 1.5 CVT. O sedã tem as mesmas versões, porém todas com a motorização 1.5. As rodas são de liga leve aro 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60. Somente nas versões XS e XLS as rodas têm desenho exclusivo e com acabamento nas cores preto e prata. A versão de entrada XL traz de série comandos no volante, descansa-braço dianteiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, direção eletroassistida, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, faróis com regulagem elétrica, airbags dianteiros, sistema de ancoragem de cadeiras infantis e freios ABS/EBD.
Além do câmbio automático, a versão XL CVT acrescenta controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving no computador de bordo. A versão XL Plus Tech CVT vem ainda mais recheada, com ar-condicionado automático digital, chave inteligente presencial, sistema de partida sem chave, central multimídia com tela tátil de sete polegadas, entrada USB, Bluetooth, pareamento com smartphones e navegador Tom Tom. A XS traz revestimento em couro no volante, manopla do câmbio e nos painéis de portas, detalhes cromados, retrovisor externo com rebatimento elétrico e câmera de ré. Já a topo de linha XLS acrescenta sensor de chuva, faróis com lâmpadas halógenas, lanternas traseiras com LEDs e sete airbags (incluindo dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista).
MECÂNICA A Toyota optou por usar a mesma motorização do Etios no Yaris, porém com algumas alterações para garantir mais potência e torque. Foram feitas mudanças no sistema de exaustão e recalibragem dos motores. Com isso, o 1.3 16V passou a gerar 94cv com gasolina e 101cv com etanol, com torques de 12,5kgfm (g) e 12,9kgfm (e), um ganho de 3cv e 0,2kgfm com etanol e 6cv com gasolina em comparação ao motor que equipa o Etios. Já o motor 1.5 16V passou para 105cv (g) e 110cv (e), com torques de 14,3kgfm (g) e 14,9kgfm (e), ganho de 3cv e 0,5kgfm com ambos os combustíveis. Os dois motores contam com sistema de pré-aquecimento na partida.
O câmbio é manual de seis marchas ou o CVT multidrive (usado no Corolla), que simula sete marchas. Na versão topo de linha ele traz aletas para mudanças de marchas atrás do volante. De acordo com a Toyota, a plataforma do Yaris é totalmente nova e não tem muitas semelhanças com o Etios, a começar pelos 9cm a mais de distância entre-eixos se comparados os hatches. Em relação aos sedãs, Etios e Yaris têm a mesma medida entre-eixos, que serve de referência para determinar o espaço interno do carro. Mas só pra lembrar, o Etios Sedan tem porta-malas de 562 litros, 87 litros a mais que o Yaris Sedan. O Yaris brasileiro é 1,3cm mais alto do que o feito para outros mercados, e traz suspensão dianteira tipo McPherson e traseira com eixo de torção e barra estabilizadora.
IMPRESSÕES Dirigimos por São Paulo a versão XL Plus Tech do sedã, equipada com motor 1.5 e câmbio CVT. O três volumes compacto tem desempenho satisfatório, com retomadas de velocidade sem muito vigor. O câmbio faz a sua parte, possibilitando o melhor aproveitamento da força do motor, que tem funcionamento áspero em rotações elevadas. As suspensões têm calibragem equilibrada entre estabilidade e conforto, proporcionando boa dirigibilidade. O Yaris tem atributos para agradar, exceto pelo preço, que cobra mais do que o carro oferece. Seus principais concorrentes são o hatches VW Polo (de R$ 49.990 a R$ 71.760), Fiat Argo (de R$ 44.990 a R$ 71.390) e Honda Fit (de R$ 59.300 a R$ 81.700), além dos sedãs VW Virtus (de R$ 59.990 a R$ 79.990), Fiat Cronos (de R$ 53.990 a R$ 69.990) e Honda City (de R$ 60.900 a R$ 83.400).
* Viajou a convite da Toyota
PREÇOS
Hatch
XL 1.3 manual – R$ 59.590
XL 1.3 CVT – R$ 65.590
XL Plus Tech 1.5 CVT – R$ 69.590
XS 1.5 CVT – R$ 74.590
XLS 1.5 CVT – R$ 77.590
Sedã
XL 1.5 manual – R$ 63.990
XL 1.5 CVT – R$ 68.990
XL Plus Tech 1.5 CVT – R$ 73.990
XS 1.5 CVT – R$ 76.990
XLS 1.5 CVT – R$ 79.990