Entusiasmada com os bons números de vendas do seu Corolla Cross, a Toyota resolveu trazer de volta a versão Special Edition, uma edição limitada do SUV médio. Baseada na versão de topo de linha XRX Hybrid, traz equipamentos como carregador para celular por indução (wireless charger), estribos laterais, soleira nas portas e bandeja do porta-malas, além de uma generosa lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança. O preço sugerido é de R$ 192.690.
Desde que o Toyota Corolla Cross foi lançado em março no mercado brasileiro, já foram vendidas mais de 10 mil unidades do modelo. A versão Special Edition atrai pelo conteúdo, que inclui ar-condicionado digital automático de duas zonas com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem de altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento, direção eletroassistida progressiva (EPS), teto solar elétrico com função antiesmagamento, retrovisores externos elétricos e com rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, e rack de teto longitudinal.
O painel de instrumentos traz uma tela de TFT digital colorida de sete polegadas no centro, na qual o motorista visualiza o velocímetro e informações do computador de bordo. No semicírculo do lado esquerdo, há um indicador do sistema híbrido, e no lado direitoos marcadores de nível de combustível e temperatura do motor.
SEGURANÇA E para quem valoriza a segurança, o Corolla Cross Special Edition vem equipado com o Toyota Safety Sense (TSS), que traz um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. O pacote de segurança inclui sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que detecta veículos, pedestres e ciclistas que circulam nas proximidades do SUV, gerando alertas sonoros e visuais ao motorista, além de ativar a assistência de frenagem para evitar ou mitigar situações graves.
Traz também sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB), e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). No pacote de segurança passiva, a versão vem equipada com sete airbags, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico, sistema universal Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA).
MOTORES O Corolla Cross é construído sobre a plataforma GA-C e a versão Special Edition traz sob o capô um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que desenvolve 98cv a 5.200rpm (gasolina) e 101cv a 5.200rpm (etanol), com torque de 14,5kgfm a 3.600 rpm (g/e). Mas como é híbrido, conta ainda com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72cv e 16,6kgfm de torque. O modelo tem sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. De acordo com a medição do Inmetro, o Corolla Cross híbrido apresenta consumo na cidade de 17km/l com gasolina e 11,8km/l com etanol. Na estrada, são 13,9km/l (g) e 9,6km/l (e).