UAI

Toyota retoma planos para segunda fábrica no Brasil, diz jornal

Planos para a unidade foram esboçados em 2008, mas o projeto foi congelado diante da queda nas vendas de veículos novos

Publicidade
Foto:

Nagoia - A Toyota vai construir sua segunda fábrica no Brasil, ressuscitando planos que tinham sido suspensos devido à crise financeira, segundo o jornal Nikkei. Com capacidade de produção anual de pouco mais de 100 mil unidades, a instalação vai desenvolver veículos pequenos para o mercado local a partir do próximo ano.

Os planos para a unidade foram esboçados em 2008, mas o projeto foi congelado diante da queda nas vendas de veículos novos. Com a recuperação desde então, o mercado automotivo brasileiro cresceu 11%, para 3,14 milhões de unidades vendidas no ano passado. E nos primeiros quatro meses deste ano, o Brasil ultrapassou a Alemanha em vendas de carros para tornar-se o quarto maior mercado do mundo, atrás da China, Estados Unidos e Japão.

Juntas, Fiat, Volkswagen e GM controlam mais de 60% do mercado brasileiro. A Toyota espera que o lançamento de seu novo modelo destinado a países emergentes aumente sua participação de mercado, atualmente em 2%. Os planos iniciais demandavam um investimento de cerca de ? 60 bilhões na nova fábrica, mas a Toyota tentará reduzir tal custo o máximo possível.

A Toyota também planeja instalar uma fábrica nos Estados Unidos até meados de 2011. Inicialmente planejada para começar a operar este ano, a instalação vai produzir cerca de 100 mil Corolla sedãs por ano.

A fabricante de automóveis tem planos para consolidar linhas de montagem no Japão e no Reino Unido ao mesmo tempo em que está impulsionando a produção local nos mercados emergentes e em regiões onde tais mudanças reduziriam sua exposição a flutuações cambiais. Com a fábrica brasileira, a Toyota recupera todos os projetos planejados antes da crise financeira, incluindo uma unidade chinesa concebida para entrar em operação em 2012.