Apesar de algumas diferenças, esses modelos correm para o mesmo norte: baixo consumo de combustível e pequeno nível de emissão de poluentes. O Honda Insight, que começa a ser vendido em abril, terá pela frente um rival já consolidado no mercado, o Toyota Prius, que chega ao mercado em sua terceira geração na mesma época. Ambos buscam consumidores que não querem apenas um automóvel e, sim, uma atitude.
Toyota e Honda já têm o que todos os outros fabricantes desejam: carros híbridos, que usam um propulsor a gasolina e uma bateria que supre o motor elétrico, garantindo autonomia suficiente para o deslocamento cotidiano. O Toyota Prius é vendido desde 1997, no Japão, e quatro anos depois começou a ser comercializado também nos mercados norte-americano e europeu. A terceira geração foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Detroit (que acaba amanhã) e começa a ser vendida em abril. Veja mais fotos do Prius!
Veja mais fotos do Insight!
Chegará ao mercado simultaneamente com a segunda geração do Honda Insight, outro híbrido também mostrado em sua versão de produção em Detroit. O Insight começou a ser produzido em 2000, mas em 2006 saiu de linha. Agora volta maior, com quatro portas e cinco lugares e um desenho capaz de confundir os menos atentos, pois lembra, e muito, o Prius. O preço ainda não foi definido, mas estima-se que ficará entre US$ 19 mil e US$ 22 mil. A Toyota vende seu híbrido por US$ 22 mil, mas ainda não divulgou qual será o preço da nova geração.
Propulsão
A terceira geração do Toyota Prius é equipada com um motor 1.8, quatro cilindros a gasolina, que rende 98 cv e substitui o antigo 1.5, que equipava o modelo desde 2004. Segundo a montadora, o motor com maior capacidade volumétrica ajuda a reduzir o consumo de combustível, por permitir que o Prius rode em altas velocidades em rotação mais baixa. Já o motor elétrico rende 80cv e é alimentado por baterias de níquel. O veículo pode ser movido pela combinação dos dois motores ou com apenas um. A Toyota não divulgou ainda a capacidade do tanque de combustível e nem a autonomia da terceira geração. A atual tem capacidade para 45 litros de gasolina.
O Insight é equipado com um motor 1.3, quatro cilindros a gasolina, de 88 cv. Usa a mesma mecânica do Civic Hybrid, mas com uma nova plataforma. Além do motor 1.3, há um gerador elétrico de 13,6 cv. Em velocidades baixas e médias, o propulsor elétrico movimenta o carro. Ao precisar de mais potência, o 1.3 entra em operação. Uma bateria sob o assoalho traseiro alimenta o motor elétrico e é carregada com a energia cinética das frenagens e desacelerações. Com carga total na bateria e tanque de gasolina cheio (40l), o Insight pode rodar até 640 quilômetros.
Consumo
Como a proposta de ambos é conquistar certa independência em relação aos combustíveis fósseis, o menor consumo é essencial. Nesse quesito, o Prius leva vantagem, pois, segundo as estimativas da fábrica, em um percurso misto com estrada e cidade apresenta um consumo médio de 21 km/l. Já o consumo do Insight, nas mesmas condições, é de 17,2 km/l. O maior tempo de mercado dá gabarito para a Toyota, pois na primeira geração o modelo consumia 17 km/l, passando para 19,6 km/l na segunda, até os atuais 21 km/l.
Emissões
A Toyota não divulgou as emissões da terceira geração do Prius, mas a do atual é de 104 g/km de CO2. Pouco maior do que a do Insight, que é de 101 g/km de CO2. De qualquer forma, é uma evolução significativa aos antigos padrões do mercado norte-americano. O Corvette Z06, com seu motor V8, despeja no ar 350 g/km de CO2.
Disputa acirrada
Proveniente do latim, Prius significa 'chegar primeiro'. E, como o nome diz, foi a Toyota que traçou o paradigma que hoje as gigantes norte-americanas buscam alcançar
Design
A explicação para o desenho de ambos é a busca de um melhor coeficiente aerodinâmico, pois assim é possível gastar menos combustível. Talvez por isso eles sejam tão semelhantes. São sedãs médios, do tipo fastback e que não negam o traço nipônico. O Insight tem a traseira diferente, com um vidro pequeno, que se ajusta às altas lanternas e à queda da carroceria, deixando-o com aspecto esportivo. O Prius é mais harmônico e o teto foi recuado 9cm para traseira, em relação ao modelo atual.
Dimensões
O Prius é um carro maior do que o Insight, mas ambos são homologados para transportar cinco passageiros. Aliás, um dos pecados do primeiro Insight, que foi descontinuado, era ser um compacto de apenas dois lugares, o que restringiu ainda mais o número de consumidores. Veja o quadro com as dimensões:
Dimensões | Insight | Prius |
Entre-eixos | 2,55m | 2,70m |
Comprimento | 4,40m | 4,46m |
Altura | 1,43m | 1,49m |
Largura | 1,69m | 1,74m |
Tecnologia
O interior do Prius é limpo, mas a tecnologia está nos detalhes, como um painel digital central, ao lado do motorista, e um sistema de refrigeração, que resfria o carro quando está estacionado sob o Sol, sem consumir bateria, pois usa a energia solar. A Honda apostou no aspecto mais esportivo, que começa pelo volante, passa pelo visor até o painel de instrumentos, que tem uma tela digital com todas as informações relativas ao sistema híbrido do Insight.
Mercado
Durante 11 anos, a Toyota comercializou pouco mais de 1 milhão de unidades do Prius ao redor do mundo e planeja vender 400 mil unidades por ano. A Honda quer vender 200 mil unidades do Insight por ano.
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