O Etios deixou o mercado brasileiro em abril de 2021, porém, naquela ocasião, a Toyota não encerrou a produção. Pelo contrário: a fabricação na unidade industrial de Sorocaba (SP) prosseguiu, mas o destino de todos os veículos era a exportação. Assim, o modelo ainda está à venda em países como Argentina, Peru e Paraguai. No entanto, ele agora vai sair de linha também nesses mercados.
De acordo com informações do site Motor1 Argentina, a Toyota deixará de produzir o Etios no Brasil até o próximo mês de dezembro. Isso, porque a multinacional abrirá espaço em Sorocaba (SP) para fabricar o Yaris Cross, um SUV compacto com opção de motorização híbrida, que tem lançamento previsto para 2024.
Recentemente, a Toyota havia deixado de comercializar o Etios em países como Uruguai e Colômbia: isso já indicava que ele iria sair de linha em breve. Outra evidência era a redução da oferta da gama na Argentina ao longo dos últimos meses, ainda segundo a imprensa local. Por lá, ele já não constava mais entre as opções de compra em um “plano de poupança” que a marca disponibiliza para outros modelos.
Na Argentina, a Toyota comercializava o Etios unicamente com motor 1.5 a gasolina de 103 cv. Havia, porém, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades. Além das configurações hatch e sedan, a gama contava ainda com um inusitado minifurgão, batizado de Aipo, que nunca foi vendido no Brasil.
Histórico do Toyota Etios
Lançado mundialmente na Índia, em 2010, o Toyota Etios tinha foco nos mercados emergentes. Em 2012, a gama começou a ser produzida no Brasil, na então nova fábrica de Sorocaba (SP). O hatch e o sedan da gama tinham preços competitivos, mas o design sem criatividade e o interior simples demais logo geraram críticas dos consumidores. Cerca de um ano depois, veio a versão aventureira Cross.
Mas o caso é que as vendas do modelo nunca decolaram. Em 2016, o fabricante aplicou uma série de aperfeiçoamentos à gama, incluindo uma discreta reestilização (inicialmente restrita às versões top de linha), adoção de motores mais potentes e opção de câmbio automático. Mas a aceitação do mercado pouco mudou.
Em 2018, a Toyota lançou a gama Yaris, que tem porte semelhante, mas projeto um pouco mais sofisticado, e começou a jogar o Etios para escanteio. Aliás, no mundo inteiro, os resultados comerciais ficaram abaixo das expectativas. Por isso, em vez de desenvolver uma nova geração global, o fabricante optou por descontinuar gradativamente o modelo.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!