UAI

Toyota Etios recebe quatro estrelas na proteção para adultos e crianças

No teste de impacto do Latin NCAP, o Toyota Etios, hatch e sedã, recebe quatro estrelas na proteção para adultos e crianças, melhorando sua avaliação

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Toyota Etios recebe quatro estrelas na proteção para adultos e crianças
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

[embed]https://www.youtube.com/embed/Mc2jo52_S-w[/embed]

 

Na quarta rodada de resultados de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, o Toyota Etios surpreendeu e melhorou sua avaliação. Em 2012, o modelo já havia sido submetido aos testes de impacto da entidade, porém, com um método de avaliação menos rígido. Na ocasião, o Etios recebeu quatro estrelas para proteção a adultos e apenas duas para crianças. Hoje, o Latin NCAP divulgou o resultado do crash test do hatch e do sedã, agora com critérios mais rigorosos, e Etios manteve as quatro estrelas na proteção a adultos, mas subiu de duas para quatro na proteção onfantil.


Fabricado no Brasil, o Toyota Etios avaliado no Latin NCAP estava equipado com dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade (ESC). De acordo com os resultados divulgados pela entidade, a estrutura do veículo e a área dos pés foram consideradas instáveis. Porém, a proteção para motorista e passageiro em caso de batida frontal e lateral variou de marginal a boa. No caso do motorista, a proteção ao tórax e às coxas foi considerada marginal. Mas a proteção às cabeças de ambos foi avaliada como boa.

A proteção para motorista e passageiro em caso de batida frontal e lateral variou de marginal a boa


Dois sistemas contribuíram para que o Etios alcançasse as quatro estrelas para proteção a adulto: o lembrete do uso do cinto de segurança (SBR) em ambos os assentos dianteiros, e o controle de estabilidade (ESC). Outro fator importante para obtenção de boa pontuação foi a recomendação da Toyota para que as cadeirinhas infantis fossem instaladas com a criança olhando para trás.

No caso do motorista, a proteção ao tórax e às coxas foi considerada marginal


De acordo com o Latin NCAP, o Etios só não alcançou a pontuação máxima de estrelas em segurança infantil devido à falta da sinalização adequada  indicando a presença de um airbag no banco do passageiro. Além disso, faltou a sinalização indicando o dispositivo de desconexão do airbag do passageiro e a sinalização adequada das ancoragens Isofix.