UAI

Picape do Corolla está sendo estudada pela Toyota; confira o que já se sabe

Veículo se posicionaria como rival da Fiat Toro e da Chevrolet Montana

Publicidade
Projeção da suposta picape baseada no Corolla
Projeção da suposta picape baseada no Corolla Foto: Projeção da suposta picape baseada no Corolla

Com nada menos que 57 anos de vida, o Toyota Corolla, lançado em 1966, conquistou diversos corações, somou milhões de unidades vendidas pelo mundo e, até mesmo, ganhou uma versão SUV, o Cross. Mas você já pensou num Corolla picape? Pois bem, é isso o que, aparentemente, a montadora está estudando.

A informação foi divulgada pelo portal de mídia estrangeiro AutoBlog. Segundo a publicação, a Toyota está considerando lançar uma picape intermediária baseada na próxima geração do Corolla e Corolla Cross. No entanto, o lançamento, certamente, não aconteceria antes de 2027.

O tom da reportagem indica que o projeto, aparentemente, está em estágio inicial. Sendo assim, ainda é muito cedo para cravar especificações sobre a picape. Até mesmo as especulações sobre o visual ainda são bastante nebulosas - apesar de que, por se tratar de uma caminhonete "baseada no Corolla", espera-se, certamente, alguma semelhança entre os dois veículos.

Projeção da suposta picape baseada no Toyota Corolla. Ela é vista de trás.
Visual ainda é indefinido

A suposta picape Corolla seria rival da Montana e Toro

Ainda de acordo com as fontes estrangeiras, a suposta picape baseada no Toyota Corolla entraria no mesmo segmento da Chevrolet Montana e da Fiat Toro. No caso do portfólio da marca japonesa, ela estaria logo abaixo da Toyota Hilux.

Dessa forma, espera-se uma estrutura monobloco com a mesma plataforma do Corolla. A produção aconteceria em Mississippi (EUA), na mesma linha de produção do sedan.

Outra picape intermediária também deve chegar em breve

Além da picape Corolla, uma outra também começou a ser motivo de rumores neste ano. Ela ficou conhecida como "Baby Hilux" e, ao que tudo indica, seria uma versão intermediária da Hilux. Quem antecipou essa informação foi Leon Theron, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Toyota na África do Sul, em uma entrevista à revista CarMag.

Segundo o executivo, o plano é “ter uma referência em uma categoria abaixo (de picapes)”, mas, ao mesmo tempo, manter a essência da Hilux. Dessa forma, a Baby Hilux continuaria sobre chassi e tendo tração traseira ou 4×4, mas seria incorporada a um projeto mais compacto e com preço mais acessível.

A principio, esta nova picape intermediária da Toyota será fabricada na fábrica da Prospecton em Durban, na África do Sul. A chegada no mercado deste país está prevista somente para 2026.

Sendo assim, de qualquer maneira, ainda nos restam alguns bons anos até que possamos ver, de forma mais concreta, qualquer uma dessas duas novas caminhonetes - tanto a baseada no Corolla quanto a na Hilux.