O novo Toyota Corolla Cross começará a ser vendido a partir do dia 25, em quatro versões e duas opções de motorização. As versões XR e XRE são equipadas com o 2.0 litros Dynamic Force, enquanto o sistema híbrido com o 1.8 flex e dois motores elétricos estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Mas a Toyota vai oferecer ainda uma edição especial de lançamento, a Special Edition, que tem como base a versão topo de linha XRX Hybrid, limitada a 1.200 unidades. Todas tem um bom pacote de itens de série, com equipamentos para conforto e segurança.
A versão de entrada XR traz como itens de série ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, freio de estacionamento no pedal, retrovisores externos elétricos, retráteis, com rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport, rack de teto longitudinal, e sistema multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8 polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.
Nas versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid acrescentam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (start button/push start), limpador do para-brisa com sensor de chuva. Somente a XRE conta com paddle shift para trocas de marchas no volante.
As versões híbridas XRV e XRX trazem o modo de condução Power. A XRX Hybrid vem equipada com ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento e teto solar elétrico com função antiesmagamento. A edição limitada Special Edition tem todos os equipamentos da XRX Hybrid e traz ainda carregador por indução para celular (wireless charger), estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.
SEGURANÇA A lista de equipamentos de segurança passiva e ativa do Corolla Cross é bem recheada. Desde a versão de entrada XR, o modelo vem equipado com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na tela do sistema multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.
As versões XRV Hybrid e XRX Hybrid trazem ainda limpador do para-brisa com sensor de chuva (presentes também na XRE), sensor de estacionamento dianteiro, alerta de ponto cego e alerta de tráfego traseiro (RCTA). No pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid, o sistema traz um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
TECNOLOGIAS DO TOYOTA SAFETY SENSE
SISTEMA DE PRÉ-COLISÃO FRONTAL (PCS)
O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. Como novidade, o sistema agora passa a detectar também pedestres e ciclistas.
SISTEMA DE ASSISTÊNCIA DE PERMANÊNCIA DE FAIXA (LTA)
Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (Lane Trace Assist – LTA) observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro.
FARÓIS ALTOS AUTOMÁTICOS (AHB)
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros condutores. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente, e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
CONTROLE DE CRUZEIRO ADAPTATIVO (ACC)
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
VENDAS De acordo com executivos da Toyota, mais de 30 mil clientes já se cadastraram no site da montadora demonstrando interesse em comprar o Corolla Cross. A montadora espera vender 3.500 unidades por mês, encerrando o ano com um total de 40 mil unidades comercializadas no Brasil e mais 13 mil em outros mercados da América do Sul.
Questionados se o novo SUV médio pode “canibalizar” o sedã, os executivos da marca disseram que é possível, mas em pequenos volumes. Eles acreditam que tem mercado para os dois modelos conviverem sem problema, “já que o sedã é mais procurado pelo público masculino e o SUV está na preferência das mulheres, por sr um carro mais familiar. Os executivos garantem que o Corolla Cross terá um custo de manutenção bem próximo ao do sedã.
A montadora informa que o Corolla Cross tem índice de nacionalização de 50% na versão híbrida e 60% nas 2.0 flex. Apesar de ser um projeto global, o modelo tem algumas particularidades para ser comercializado no Brasil, como os motores flex e as suspensões recalibradas.
O modelo não será oferecido no programa de benefícios para pessoas com deficiência (PcD) porque seu preço ultrapassa muito o teto máximo de R$ 70 mil para se obter as isenções. Questionados se pretendem buscar a liderança do segmento de SUVs médios, liderado pelo Jeep Compass, os executivos da marca garantem que não é o objetivo, “mas se acontecer, será muito bom”. De acordo com Vladimir Centurião, diretor de Vendas e Marketing da marca, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia e a falta de uma política econômica eficiente no Brasil, “a Toyota continua acreditando no país e buscando formas de reduzir custos, pois não terá como sobreviver com o dólar a R$ 6”.
PREÇOS:
XR 2.0 R$ 139.990
XRE 2.0 R$ 149.990
XRV Hybrid R$ 172.990
XRX Hybrid R$ 179.990
Special Edition R$ 183.980