Toyota Corolla Cross chega para encarar o Jeep Compass

Produção do modelo será iniciada no dia 15, na fábrica de Sorocaba (SP), com vendas iniciadas em seguida. Serão quatro versões e duas opções de motorização

Toyota Corolla Cross chega para encarar o Jeep Compass Produção do modelo será iniciada no dia 15, na fábrica de Sorocaba (SP), com vendas iniciadas em seguida. Serão quatro versões e duas opções de motorização

A grade trapezoidal dupla em formato de colmeia remete aos modelos da Lexus, marca de luxo da Toyota

 

A Toyota fez o lançamento oficial do novo Corolla Cross, SUV médio que chega ao mercado com preços de R$ 139.990 a R$ 183.980. O modelo vem para encarar concorrentes de peso, como o líder do segmento, Jeep Compass. Terá como opções o 2.0 litros Dynamic Force flex, e a versão híbrida, que tem dois motores elétricos e um a combustão, também flex. Produção do modelo será iniciada no dia 15 e as vendas no dia 25, com previsão de comercialização de 3.500 unidades por mês.

 

O Toyota Corolla Cross carrega a tradição do nome do sedã da marca campeão de vendas. Mas a semelhança não fica só aí. O SUV médio é montado sobre a plataforma GA-C, derivada da TNGA, a mesma do sedã Corolla. Trata-se de um projeto global, desenvolvido no Japão, mas com algumas particularidades para atender a outros mercados. No Brasil, o modelo será produzido na fábrica de Sorocaba, no interior paulista, que recebeu um aporte de R$ 1 bilhão para modernização da unidade. A produção será destinada ao mercado local e outros da América do Sul.

O Corolla Cross é um SUV urbano, com tração 4×2, voltado principalmente para as famílias que prezam pelo espaço, conforto e segurança. Para isso, o modelo oferece desde a versão de entrada sete airbags e câmera de ré, além do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, disponível nas versões híbridas. O SUV médio tem 4,46m de comprimento, 1,82m de largura, 1,62m de altura e 2,65m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 440 litros, com o banco traseiro na posição normal.

O Corolla Cross tem 4,46m de comprimento e 2,65m de distância entre-eixos

ESTILO Os designers da Toyota quiseram dar ao Corolla Cross um aspecto mais robusto, para sugerir um modelo de categoria superior. Na frente, a grade trapezoidal dupla, com a parte superior pintada em cinza escuro e formato de colmeia remete aos modelos da Lexus, marca de luxo do grupo Toyota. Para diferenciar, nas versões híbridas a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é azul, assim como nos faróis. A parte inferior da grade é em plástico preto e abriga os faróis de neblina em LED em todas as versões.

Os faróis são estreitos, horizontalizados, se estendendo da grade até as laterais, e na versão de entrada são halógenos. Nas demais versões os faróis são em LED. Todas as versões do Corolla Cross contam com luzes diurnas, ou Daytime Running Lights (DRL). Nas laterais, o modelo tem para-lamas salientes, linha de cintura elevada e formas musculosas, enfatizando ainda mais a robustez.

Na traseira, as lanternas são horizontais e o spoiler confere discreto toque de esportividade

As maçanetas externas são pintadas na cor do veículo e o acabamento em plástico preto segue toda a lateral , inclusive nas caixas de rodas. O SUV conta ainda com rack de teto longitudinal, que reforça o aspecto aventureiro. Outro detalhe que diferencia as versões híbridas é a moldura cromada na parte superior das janelas. Na traseira, as lanternas são horizontais e o spoiler confere discreto toque de esportividade.

Todas as versões do Corolla Cross são equipadas com rodas de liga leve, sendo que na XR são de 17 polegadas com acabamento na cor prata, calçadas com pneus na medida 215/60 R17. Já nas versões XRE e XRV Hybrid as rodas são de 18 polegadas, com acabamento na cor cinza escuro diamantada. As rodas da topo de linha XRX Hybrid têm acabamento na cor preta diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.

O porta-malas do SUV médio tem capacidade de 440 litros com o banco traseiro na posição normal

INTERIOR O habitáculo do Corolla Cross lembra muito o do sedã, com linhas horizontalizadas, mas traz algumas pequenas diferenças. O console central é mais amplo, sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Os puxadores das portas têm um design flutuante, enquanto as maçanetas internas das portas e os difusores de ar no painel central também têm acabamento na cor prata.

A versão XR traz revestimento em tecido preto nos bancos. Já as versões XRE e XRV Hybrid contam com partes revestidas em couro e material sintético preto, enquanto a topo de linha XRX Hybrid traz partes revestidas em couro e material sintético bege. O volante de três raios é revestido em couro e traz os comandos de áudio e computador de bordo. A versão XRE traz ainda aletas para trocas de marcha. E para quem gosta de porta-copos e porta-trecos, o Corolla Cross conta com algumas opções nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro.

A versão de topo de linha XRX Hybrid traz partes revestidas em couro e material sintético bege

As versões XR, XRE e XRV Hybrid contam com painel de instrumentos com três mostradores, sendo um circular no centro, com o velocímetro e marcador do nível de combustível, outro semicircular com o conta-giros, o indicador do sistema híbrido e o termômetro da temperatura do motor, e uma tela de TFT de 4,2 polegadas com informações do computador de bordo e indicador de marcha engatada. Já a versão XRX Hybrid tem no painel uma tela de TFT digital colorida de sete polegadas com o velocímetro e computador de bordo. Do lado esquerdo, um semicírculo com o indicador do sistema híbrido, e no direito os marcadores do nível do combustível e da temperatura do motor. Esta versão traz ainda iluminação ambiente e teto solar elétrico com função antiesmagamento.

VERSÕES O Toyota Corolla Cross será vendido em quatro versões e duas motorizações. As versões XR e XRE são equipadas com o motor 2.0 litros Dynamic Force, enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Mas a Toyota vai oferecer ainda uma edição especial de lançamento, a Special Edition, que tem como base a versão topo de linha XRX Hybrid, limitada a 1.200 unidades. Todas as versões têm uma lista de equipamentos bem recheada.

PLATAFORMA O Corolla Cross é construído sobre a plataforma Global Architecture – Compact (GA-C), a mesma usada no Corolla sedã, Prius e no crossover Lexus UX250h. De acordo com a Toyota, o modelo tem estrutura leve, porém, superrígida, com boa rigidez torcional.

O SUV tem posição de dirigir mais elevada, retrovisores externos instalados nos painéis das portas e coluna A mais estreita, tudo para otimizar a visibilidade. A Toyota afirma que caprichou também no isolamento acústico, para reduzir o nível de ruídos dentro da cabine.

CONJUNTO MECÂNICO O motor que equipa as versões de entrada do Corolla Cross é o 2.0 litros Dynamic Force de ciclo Atkinson flex, um quatro cilindros em linha de 16 válvulas, com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE, injeção direta e indireta de combustível D-4S, garantindo mais potência e menor consumo de combustível. O motor desenvolve 169cv a 6.600rpm, quando abastecido com gasolina, e 177 cv a 6.600rpm giros, com etanol. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4kgfm a 4.400rpm. Esse motor trabalha em conjunto com a transmissão Direct Shift de 10 marchas.

A versão híbrida tem um motor 1.8 flex de 101cv e dois elétricos de 72cv

HÍBRIDO FLEX O sistema híbrido que equipa as versões de topo do Corolla Cross conta com dois motores elétricos – MG1 e MG2 – de 72cv e 16,6kgfm de torque, associados ao propulsor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que despeja 101cv a 5.200 giros, com etanol, e 98cv a 5.200rpm, com gasolina. O torque máximo é de 14,5kgfm a 3.600rpm com ambos os combustíveis.

Para alimentar os motores elétricos, bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, instalada sob o banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade. O modelo conta com sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, para alimentar a bateria e aumentar a autonomia no modo elétrico. A transmissão Hybrid Transaxle proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, como um câmbio CVT.

De acordo com medição do Inmetro, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 17km/l na cidade e 13,9km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Com etanol no tanqye, o SUV faz 11,8km/l na cidade e 9,6km/l na estrada.

SUSPENSÕES O Corolla Cross tem suspensão dianteira independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora, como no sedã, mas traz amortecedores recalibrados para proporcionar mais conforto ao dirigir. A suspensão traseira é do tipo eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora, projetados para diminuir o rolamento da carroceria nas curvas. O modelo tem ângulo de ataque de 21 graus, facilitando a transposição de valetas e lombadas.

O SUV médio tem bancos com bom espaço, mas atrás conforto só para duas pessoas

GARANTIA O novo Corolla Cross tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são cinco anos ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro). As versões híbridas do Corolla Cross contam com garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.

ACESSÓRIOS A linha de acessórios do Toyota Corolla Cross é composta por mais de 20 itens, e inclui estribo lateral, engate, trava de segurança para roda de liga-leve, trava de segurança do estepe, soleira iluminada, sensor de estacionamento frontal, dentre outros. Os acessórios têm três anos de garantia quando forem vendidos e instalados na rede de concessionárias Toyota.

CORES O Corolla Cross será vendido nas opções de cores branco polar (sólido), branco lunar perolizado, além das cores metálicas preto infinito, prata lua nova, cinza granito, vermelho granada e a exclusiva azul netuno.

PREÇOS:

XR 2.0 flex         R$ 139.990
XRE 2.0 flex        R$ 149.990
XRV Hybrid flex    R$ 172.990
XRX Hybrid flex    R$ 179.990
Special Edition     R$ 183.980