Perto do seu lançamento, previsto para abril, o novo Fiat Uno vai sendo revelado aos poucos. Como o Estado de Minas e o Vrum haviam adiantado, serão dois motores, 1.0 e 1.4, disponíveis em quatro versões de acabamento. A versão básica é denominada Vivace 1.0 HPP LF. A sopa de letrinhas significa motor de alta performance (High Power Performance) e baixa fricção (Low Friction), indicando que o motor passou por alterações para consumir menos face o Fire 1.0 atual. A configuração Attractive 1.4 EVO (de Evolution) Flex oferece o motor mais potente da gama. Ainda há a versão aventureira Way, disponível com ambos propulsores. De início, estará disponível apenas a versão quatro portas que só vai ganhar a companhia do duas portas em um segundo momento.
Os motores foram atualizados, com direito a novos coletores de admissão, alterações na centralina para maior economia e novas bielas e pistões. O 1.0 rende 70,4 cv e 71,5 cv de potência a 6.250 giros, com torque de 9,2 kgfm e 9,4 kgfm a 4,750 rotações, respectivamente com gasolina e com álcool. É um incremento considerável face os 65/66 cv e 9,1/9,2 kgfm entregues pela versão anterior do motor. Já o propulsor 1.4 EVO rende 85,1 cv a 6 mil rpm e 86 cv a 5.500 giros, com um torque de 12,4 e 12,5 kgfm, abastecido com o combustível fóssil e com o vegetal, em ordem, basicamente os mesmos números do 1.4 Fire do Palio.
Versões e acabamentos
O Uno Vivace 1.0 traz de série alguns equipamentos de série, tais como espelho de cortesia do passageiro, um curto console com dois porta-copos, brake light, calotas e pneus 165/70 aro 13, além de itens menores. A simplicidade de um automóvel básico de entrada fica clara nos encostos de cabeça fixos, como no primeiro Chevrolet Celta, cintos laterais traseiros de três pontos fixos, freio de mão sem coifa e para-choques, maçanetas e retrovisores na cor preta, além dos faróis monoparabola.
A versão Way 1.0 acrescenta barras longitudinais no teto, conta-giros, espelhos retrovisores pintados, faróis com máscara negra, lanternas fumê, molduras nas caixas das rodas, pneus de uso misto 175/70 em rodas aro 14, além de outros detalhes de inspiração fora-de-estrada, como suspensão elevada, detalhes prateados nos para-choques e molduras laterais.
O Way 1.4 EVO traz também apoio de pé, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura e laterais traseiros retráteis, limpador e lavador traseiro, além de acabamento interno mais cuidadoso, com console de teto, espelho de cortesia para o motorista, coifa do freio de mão, porta-óculos, painéis de porta com revestimento em tecido e porta-objetos. O top Attractive 1.4 EVO traz basicamente os mesmos itens, afora a decoração "off-road", mas traz um bem-vindo volante ajustável em altura e pneus 175/65 e tecidos especiais.
Há uma série de opcionais livres, que dispensam os famigerados pacotes de equipamentos. Entre eles está a direção hidráulica, ar-condicionado e para-brisa degradê, predisposição para rádio, sistema de som CD/MP3 (há a opção de um som mais elaborado com Bluetooth e entrada USB) e para-brisa térmico. Embora não estejam listados entre os opcionais, o ABS e o duplo airbag são exibidos.
Na fita métrica
As medidas também foram reveladas. São 3,77 metros de comprimento e 2,37 m de entre-eixos, com 1,48 m de altura e 1,63 m de largura. São medidas maiores do que as do antecessor longínquo em todos os quesitos. O Uno atual conta com 3,69 m de comprimento, 2,36 m de uma roda a outra, 1,44 m de altura e 1,54 m de largura. O porta-malas comporta 230 litros de bagagem. O entre-eixos do novo Uno é o mesmo do Palio atual.
Detalhes de desenho
Pelo esquema demonstrado do painel, nota-se que o quadro de instrumentos é inspirado em motivos circulares. O grande velocímetro ao centro faz um conjunto com um mostrador de LCD à direita. Multifuncional, este mostrador exibe o nível de combustível, odômetro, a temperatura do líquido de arrefecimento, as horas e se o airbag do passageiro foi desativado ou não no menu de personalização. As versões Way e Attractive, trazem ainda um conta-giros em meia lua no lado direito. Uma luz espia avisa ao condutor o momento de fazer uma revisão programada.
Como os modelos Panda e 500, o novo Uno conta com botões dos vidros posicionados no console central, onde ladeiam o sistema analógico de ajuste do ar condicionado. Há o recurso de "um toque" para a subida e descida dos vidros dianteiros. Os sistemas de som são do tipo convencional, não integrado ao painel. Como uma fonte revelou para o Vrum, há também a opção de personalizar o painel em apliques de plástico, o que vai dar um aspecto mais jovem ao interior.
O banco do motorista pode contar com ajuste de altura, que permite subir ou descer o conjunto em 4 cm. O banco traseiro pode ser inclinado em duas posições: 18 e 23º. Na posição mais vertical, o porta-malas ganha 7 litros de espaço. Há a opção de banco bipartido, a única que traz apoio de cabeça para o passageiro central.
A paleta de cores é bem completa e inclui tons chamativos que caracterizam os compactos lançados pela Fiat desde a primeira geração do Palio, em 1996. São seis opções de cores lisas: Amarelo Citrus, Azul Búzios, Branco Banchisa, Verde Box, Vermelho Alpine e Preto Vulcano. Há sete opções de cores metálicas: Azul Trindade, Azul Splash, Cinza Cromo, Cinza Scadium, Cinza Tellurium, Prata Bari e Verde Lit.
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