O Volkswagen Tiguan passou a oferecer como opcional um sistema que é uma "mão na roda". Ou melhor, no volante. Ao menos para os que acham que fazer baliza é uma das partes mais trabalhosas do ato de dirigir. Presente na linha VW desde o lançamento da sexta geração do Golf, o Park Assist, é capaz de colocar o carro na vaga quase que por conta própria. O funcionamento é simples: ao ver uma vaga em paralelo, o motorista pressiona o botão do sistema, que verifica – ao passar pelo espaço – se o carro cabe ali. Depois basta colocar o carro em posição que o assistente comanda o esterço do volante, exibindo no gráfico a evolução da manobra. O condutor apenas controla a velocidade pelo pedal do freio.
Como medida de segurança, o Park Assist é desligado em situações de risco, caso o carro ultrapasse a velocidade de 7 km/h ou se o motorista esterçar o volante. Junto ao assistente, o Tiguan passa a contar com uma câmera de vídeo, que exibe na tela de LCD sensível ao toque as imagens do que está atrás do carro. O sistema é um opcional de R$ 3.765, que se soma ao preço inicial de R$ 124.190 pedidos pelo SUV.