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Think revela plano de expansão para os elétricos

A fabricante norueguesa de carros elétricos planeja tomar novos mercados aos poucos

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A Think, fabricante norueguesa de carros elétricos que pertenceu a Ford entre 1999 e 2003, tem planos de ir além da Escandinávia. A marca planeja levar o seu pequeno City EV para outros mercados em poucos anos. O fabricante aposta nos descontos tarifários e incentivos dados pela maioria dos governos europeus para modelos elétricos para se expandir primeiramente para a França, Austria, Suíça e Espanha. Até o ano que vem, a Think já pretende fincar a sua bandeira nos Estados Unidos, além da Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Bélgica e Israel, único governo do Oriente Médio a investir pesadamente em elétricos.

Para expandir a sua produção, a Think começou a construir o City na Finlândia em dezembro, na planta da Valmet, construtora independente responsável pela fabricação dos Porsche Boxster e Cayman. A partir de maio, os subcompactos urbanos poderão ser equipados com baterias de íons de lítio, mais modernas do que as atuais de níquel-sódio.

O Think conta com um motor elétrico capaz de gerar energia equivalente a 47 cv, com 160 km de autonomia. Para os Estados Unidos, a marca planeja adotar uma versão mais potente do atual motor, com cerca de 67 cv. Em relação ao preço, a Think afirma que pode vender o City por cerca de US$ 20 mil nos Estados Unidos, cerca de R$ 35 mil. Um preço calculado para evitar um embate com elétricos mais sofisticados, como o Nissan Leaf, vendido por US$ 25 mil, ou R$ 44 mil.

A marca planeja lançar um novo modelo em 2012/13, com mais potência, espaço e autonomia



A marca ainda planeja o lançamento de um novo modelo para 2012 ou 2013, baseado sobre o conceito Think O, um compacto mais arrojado com capacidade para quatro passageiros e motor de 135 cv, capaz de levá-lo 135 km/h com uma autonomia de bons 250 km. O carro seria um concorrente a altura do Leaf e do Chevrolet Volt, que começará a ser vendido nos EUA no final de 2010.