Ar-condicionado digital, câmbio automatizado e direção com assistência
eletro-hidráulica. Os carros compactos à venda no Brasil ficam mais
recheados de tecnologia a cada ano. O último equipamento a entrar na
moda é o teto solar, embora tenha surgido em 1965 no Volkswagen Fusca ?
na época, maldosamente apelidado de Cornowagen. Apelo das séries
especiais Solaris do Citroën C3 e Quicksilver do Peugeot 207, a
abertura pode vir como opcional no Fiat Idea, Strada, Volkswagen Fox
1.6 Prime, CrossFox e Polo hatch e acessório na Peugeot Hoggar.
?Clientes
que se interessam por teto solar em compactos são normalmente pessoas
que veem no carro mais do que meio de transporte, passando a ser uma
extensão de casa, em que o conforto e o prazer devem ser maximizados?
define o gerente executivo de vendas e marketing da Volkswagen,
Fabrício Biondo.
Exceto na Strada, cuja abertura é manual e o
vidro não recolhe para dentro da carroceria, o teto solar atual inclui
acionamento elétrico, cortina corrediça e vidros com proteção contra
raios ultravioleta. Nada comparável ao teto do clássico Fusquinha,
feito de aço e que conquistava mais pelo charme do que pela
praticidade. Na linha Volks, o opcional é tabelado em R$ 2.160,
enquanto na picape da Fiat o valor cai para menos da metade: R$ 811.
Como
alternativa inovadora, a marca italiana vende o Skydome para o
monovolume Idea como opcional. O sistema ocupa 70% da área do teto, em
duas partes: a dianteira é móvel e dividida em filetes de vidro que se
deslocam para trás, enquanto a traseira, sobre o banco traseiro, é
fixa. O preço, mais salgado, é de R$ 4.563.
Para a recém-lançada
picape Hoggar, a Peugeot restringe a instalação do teto produzido pela
Webasto às concessionárias, em que o custo e a disponibilidade variam.
Enquanto as autorizadas Vernon, da capital, e Automobile, de Uberlândia
(região da Triângulo Mineiro), instalam o equipamento por R$ 2.975, a
Saint Germain, de Juiz de Fora (Zona da Mata mineira), pede R$ 3.212.
Consultada pela reportagem, a seção de acessórios da Bordeaux afirmou
não instalar o equipamento.
SÉRIES ESPECIAIS A
série especial Quicksilver do 207 1.4, limitada a 1.500 unidades, vem
com o teto solar e custa de R$ 39.800 a R$ 41.600, com duas e quatro
portas, respectivamente. De fevereiro, quando foi lançado sob a
prerrogativa de ser o único carro com teto solar de série em seu
segmento, até maio, o Peugeot ganhou a companhia do Citroën C3 Solaris,
com motor 1.6 16V, e custa a partir de R$ 48.310. A produção é restrita
a 1.400 carros, mas poderá ser ampliada, adianta o gerente de produto e
marketing da Citroën, Ruy Águas. ?Alguns clientes tinham o anseio de
ter um veículo compacto completo com teto solar e devido ao grande
sucesso poderemos ter uma reedição?. O executivo acrescenta que a marca
já havia desenvolvido e homologado o mesmo teto solar, importado da
Holanda, para o C3 europeu.