Comemorando seu primeiro ano de presença oficial no nosso mercado, a Lexus importa a terceira geração do IS250. Apresentado em janeiro, durante o Salão de Detroit, o sedã tem linhas esportivas fluidas, vincos e traseira quase como a de um cupê. O objetivo dos projetistas foi entregar um carro divertido de guiar.
O principal elemento estilístico do modelo 2014 é a grade frontal Spindle, uma assinatura da marca, acompanhada por um conjunto óptico formado por faróis xênon e luzes diurnas de LED, assim como as lanternas. O IS250 tem 4,66 metros de comprimento, 1,81m de largura, 1,43m de altura e 2,80m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 480 litros. O acabamento interno é feito de couro e apliques de madeira com destaque para o painel, que tem design bastante original.
O motor V6 de 2.5 litros, equipado com duplo comando de válvula variável, rende 208cv de potência e 25,2kgfm de torque. A transmissão é automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais por aletas próximas ao volante, e a tração, traseira. Existem três opções de "temperamento' para o veículo: Eco, privilegiando o baixo consumo de combustível; Normal; e Sport, focado no desempenho. A suspensão dianteira é do tipo duplo A, e a traseira, multibraço.
CONTEÚDO São duas versões comercializadas. A Luxury (R$ 175 mil) vem equipada com direção elétrica, coluna de direção com ajustes elétricos, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilados, sistema de entretenimento, Bluetooth (telefonia), navegação, câmera de ré, teto solar, botão de partida, ar-condicionado de dupla zona com difusores também para o banco traseiro, 10 airbags, freio ABS com distribuição eletrônica de frenagem e controles de tração e estabilidade.
MAIS DIVERTIDO Já a versão F-Sport (R$ 188 mil) tem suspensão mais firme, grade exclusiva, amplificador do ronco do motor, faróis de LED, rodas aro 18, pedaleiras de alumínio, acabamento interno de aço escovado, bancos esportivos e painel de instrumentos diferenciado.
A Lexus tem apenas uma concessionária no Brasil, em São Paulo. O sedã esportivo já está à venda, mas as primeiras unidades só chegarão em setembro. Sete pontos de venda da rede Toyota situados em outras praças, uma delas em Belo Horizonte, estão aptos a fazer o pós-venda dos veículos da Lexus. A expectativa é vender oito unidades do IS250 por mês. A garantia é de quatro anos. Os principais concorrentes do modelo são o Mercedes-Benz C250 e o BMW 328.
* O jornalista viajou a convite da Lexus