Todas as emissoras mostraram ao vivo a passagem do Papa pelas ruas do Rio de Janeiro a bordo de um Fiat Idea prateado. A montadora não perdeu tempo e publicou em sua página oficial no Facebook uma foto do carro com a frase "Boa Idea, Francisco".
O papamóvel oficial (Mercedes-Benz G500) será substituído em alguns deslocamentos pelo Idea durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O Vaticano havia sinalizado que precisaria de um modelo simples e discreto para transportar o Papa em alguns deslocamentos e a Fiat prontamente colocou à disposição do pontífice o portfólio completo da marca e os coordenadores optaram dois modelos: Idea e Bravo.
Duas unidades do Bravo, um branco e um preto, ambos da versão Essence 1.8 16V ficarão por conta da segurança do Papa e dois modelos Idea, um prata e um branco, versão Essence 1.6, transportará Francisco nos trajetos em que o papamóvel não será utilizado.
Segundo a Fiat,a escolha do Bravo foi pelo fato de ser um modelo com motor mais potente, o mais adequado para uso da segurança, já o Idea, de acordo com a montadora, é o mais confortável para o potífice, além de ter uma grande área envidraçada que permite ampla visão tanto dos fiéis do lado de fora do veículo quanto do Papa, no banco traseiro. O Vaticano não pediu nenhuma preparação especial do veículo, como blindagem ou qualquer tipo de película de proteção solar.
A Fiat informou que as placas do Idea vieram do Vaticano e cobrem as originais, de Belo Horizonte.
Através de sua assessoria de imprensa, a Fiat disse que dar apoio ao Papa em sua visita ao Brasil é uma questão natural, já que é uma montadora italiana.
Obviamente que o departamento de marketing da Fiat não deixaria tal evento passar em branco e logo postou a ação no Facebook.
A última vez em que um Papa foi ao Rio de Janeiro, em 1997, João Paulo II utilizou um Volvo S40, colocado à disposição pelo Governo.